segunda-feira, 22 de março de 2010

Momento off-topic: A escócia é aqui

Desculpem a quase total desconexão com o futebol, mas não poderia deixar de registrar o encontro, quase sem querer, de mais da metade dos integrantes deste blog ontem durante o melhor show de rock que Brasília recebeu neste ano e um dos melhores dos últimos anos, apesar do calor infernal.

Este que vos escreve, Guga Marcondes, Ciro, Quito Rossi, o inefável DB, Otto e até mesmo os improváveis Leozinho e André Garcia (de passagem pela cidade) compareceram ao show do Franz Ferdinand, no Marina Hall. Fontes seguras confirmam que o bissexto Marcos Pinheiro e o multimídia Abelardo Mendes Júnior também estiveram no local assistindo à apresentação do quarteto escocês.

O espetáculo escocês, porém, se restringe ao rock´n´roll. A seleção britânica, que não irá ao Mundial da África do Sul, já apanhou do Brasil várias vezes durante as copas. E, apesar de ter ido oito vezes ao torneio mais importante do futebol, jamais passou da primeira fase. Não fará falta alguma em gramados africanos. Ao contrário do Franz Ferdinand, que deixa saudades na capital candanga. Até a próxima!!!

História da Seleção Escocesa de futebol

Em 30 de novembro de 1872 disputou com a Inglaterra o primeiro jogo amistoso entre seleções da história. O jogo aconteceu no campo do West of Scotland Cricket Ground, em Partick, perto de Glasgow, e terminou empatado em 0 a 0. Ambas as seleções são, portanto, as mais antigas do mundo.

A Selecção já teve 8 presenças no Campeonato do Mundo sendo a primeira a 1954 e a última em 1998. Classificara-se para a de 1950, mas abriu mão da vaga: duas foram oferecidas às seleções britânicas, que as decidiriam pelo seu tradicional Home Championship, torneio anual entre elas existente desde 1884. Os escoceses avisaram de antemão que só iriam ao Brasil se vencessem o torneio, mas ficaram com o vice, que ainda assim lhes classificaria, mas eles mantiveram a palavra e apenas a campeã Inglaterra veio disputar a Copa. Curiosamente, a Escócia sempre foi eliminada na primeira fase em mundiais, embora tenha tido elencos respeitáveis nos anos 70 e anos 80. Na colocação geral, seu melhor resultado foi o 9º lugar obtido na Copa do Mundo de 1974, quando tornou-se a primeira seleção eliminada na primeira fase que terminou invicta.

Disputa apenas torneios FIFA, não existindo para as competições olímpicas. Nelas, os escoceses competem juntamente com ingleses, galeses e norte-irlandeses pelo Reino Unido, cuja seleção obteve (como Grã-Bretanha) as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1900, nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos Jogos Olímpicos de 1912, apesar de formada basicamente por amadores ingleses. Com a eleição de Londres como sede dos Jogos de 2012, surgiu a cogitação de que a Seleção Britânica voltasse para disputar a competição (não disputa as qualificações desde 1971). As federações de futebol da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte recusaram ceder seus jogadores, e decidiu-se amigavalmente que a seleção do Reino Unido competirá apenas com ingleses.

Nenhum comentário: