terça-feira, 30 de março de 2010

Os 23 do CBET: cinco atacantes e três meias

Na que seria a última enquete do CBET para indicar os 23 jogadores que você levaria para o Mundial da África do Sul, um resultado não tanto surpreendente: a absoluta falta de empolgação com os meia avançados sejam titulares ou reservas, ficou evidente quando a indicação de um quarto nome para o setor foi pedida. Tanto os jogadores mais usados por Dunga como os menos usados (e que não aproveitaram as chances e por isso não voltaram a ser chamados) quanto camaradas que nunca foram chamados por ele ou o foram poucas vezes não tiveram muitos votos.

Lembro que quando comecei a enquete, há coisa de mês e meio, consultei meus amigos DB e Berna Beat sobre a eventual ausência de algum nome relevante no pleito e ambos me deram suas contribuições. Tentei cercar ao máximo e inclui em todas as posições praticamente todos os jogadores que alguma vez foram convocados por Dunga e também vários outros que nunca foram lembrados pelo treinador da Seleção (Ronaldo, Roberto Carlos, Marcos, Alex, Rogério Ceni, Marcelinho Paraíba, Denilson do Arsenal, por exemplo).

Então, por tudo isso, creio que o fato de a opção "Não levaria quatro meias, mas sim cinco atacantes" (a exemplo do que o ilustre Carlos Alberto Parreira fez em 1994, quando levou Viola, Muller, Romário, Bebeto e Ronaldo para os EUA) ter vencido a enquete com 35% dos 31 votos representa bem a vontade de termos um time mais criativo, ainda que seja no ataque e não na zona de criação. Em segundo lugar, para reforçar o desgosto com todos os nomes possíveis de serem convocados, apareceu a opção "nenhum dos nomes acima", com 16%. O mesmo percentual obtiveram Elano e Diego. Alex, do Fenerbahce - não sabia que nossos leitores acompanhavam assiduamente o campeonato turco - teve 12% da preferência. Daniel Alves ficou com 1%. E ninguém votou em Diego Souza, Hernanes ou Mancini.

Minha leitura é a mais óbvia possível: não temos nomes empolgantes no meio-de-campo e qualquer um que apareça metendo gols mais bonitos no Navairense, no Monte Azul, no Macaé, no Democrata de Governador Valadares ou no Mirassol desponta como a salvação dos problemas de criação da Seleção.

Para ilustrar que nunca o termo "melhores do momento" foi levado tão a ferro e a fogo: lembro de há três semanas ter publicado um texto do Juca Kfouri em que ele citava rapidamente "PHG" e não só eu, como vários outros demoraram para entender quem diabos era PHG. Bastaram algumas atuações boas no Paulistão, para cima de times sem expressão alguma, para que Ganso fosse catapultado como solução dos problemas do meio-de-campo / ataque.

E é com base nessa análise que vem a última enquete sobre o vigésimo-terceiro jogador a ser convocado. Entre meias avançados e atacantes, quem você acha que deveria se juntar a Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Julio Batista, Adriano, Nilmar, Robinho e Luis Fabiano como opção para a meia avançada brasileira? Para ser justo e coerente, vou colocar vários nomes que despontam no momento, mesmo que estejam disputando competições que não deixam claro se eles são realmente craques ou se estão apenas a se divertir nas partidas contra sacos de pancada. A enquete se encerra na sexta-feira.Votem lá!!!

Nenhum comentário: