terça-feira, 2 de março de 2010

Time tem aproveitamento melhor com Júlio Baptista

DO ENVIADO A LONDRES (da Folha)

Não é sem motivos que Dunga elogia Júlio Baptista, 28, na teoria o principal concorrente de Ronaldinho por uma vaga no Mundial da África do Sul.

Enquanto o meia do Milan se recusou a disputar a Copa América-2007 e viveu de raros lampejos com a camisa da seleção na era Dunga, Júlio Baptista foi fundamental em momentos-chave e ainda tem a seu favor números bem robustos.

O jogador da Roma teve papel decisivo na Copa América de 2007, balançando as redes contra o Uruguai, nas semifinais, e diante da Argentina, na decisão. Salvou o Brasil ainda no maior massacre sofrido pelo time nas eliminatórias, quando entrou justamente no lugar de Ronaldinho para fazer um gol no empate de 1 a 1 contra o Equador na altitude de Quito, nas eliminatórias para 2010.

Com Dunga, Ronaldinho só fez um gol em jogos oficiais -na goleada por 5 a 0 sobre o mesmo Equador, só que no Maracanã, quando o Brasil vencia.

Nas vezes em que Júlio Baptista jogou sob seu comando, Dunga viu a seleção ter um aproveitamento de 81% (foram 26 jogos com uma só derrota). Nas demais partidas da equipe brasileira com o atual treinador, a performance do time nacional caiu para 72%.

Júlio Baptista é comedido ao falar se tem certeza se vai disputar a Copa, mas exalta a sequência das últimas temporadas. "Venho mostrando trabalho num período longo, de mais de três anos, em que conseguimos ganhar títulos. Mas depende do Dunga [sua ida para o Mundial]. Não depende de mim. Eu estou tranquilo, o professor me deu a confiança de poder estar aqui no grupo, mostrar o meu valor."

Nenhum comentário: