quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desabafo do Presidente

Chega. Cansei de lutar contra os fatos e a verdadeira maravilha do futebol brasileiro. Depois de anos de desgastantes debates e monólogos pululantes, a partir de hoje me rendo ao lirismo e à poesia do esporte bretão. Conclusões inevitáveis:

* Dunga é medíocre. Tivesse um mínimo de coerência, levaria os melhores jogadores do momento - Neymar, PH Ganso, Diego, Denilson do Arsenal e, claro Ronaldinho Gaúcho - ao mundial. Não tem sentido levar um bando de volantes e meias sem criatividade. Eles jogando o melhor que podem não chegam aos pés destes citados em má fase.

* Tenho desgosto em ver a Seleção Brasileira vencendo da maneira como vence. Tenho vontade de desligar a televisão e até torço contra o Brasil quando vejo o time jogando mal. O futebol bonito e alegre deve ser sempre privilegiado. Se vamos ganhar ou não, pouco importa.

* Tenho orgulho de times que caem de pé, mesmo tendo tido tudo para serem campeões. A Seleção de 1982 é a melhor de todos os tempos. Demos show e entramos para a história. Isso é o que importa. Alguém aqui é feliz com o titulo de 1994 conquistado numa disputa de pênaltis? Eu não. Vergonha.

* Acho Dunga incompetente, rabudo e mal-educado. Tenho vergonha deste cidadão representar a Seleção Brasileira de futebol mundo afora. E tenho certeza absoluta que Muricy, Autuori ou mesmo Luxemburgo fariam muito melhor do que ele. Na verdade, por tudo o que fez no Maracanã em sua brilhante carreira, acho que deveríamos dar crédito ao Zico e colocá-lo à frente de nossa seleção. Tenho certeza que os tropeços de sua carreira de treinador foram acidentes. Zico é magia. Zico é Deus. Zico é Seleção.

* O futebol me cansa. Não tenho saco para debater o assunto com mais ninguém. Aliás, não estranhem se eu não entrar mais aqui com frequencia. O futebol da Seleção do Dunga me dá tanto desgosto que eu não tenho nenhuma paciência para ficar lendo assuntos correlatos todos os dias.

* Adoro o campeonato carioca do jeito que está. É o campeonato mais charmoso do país e me divirto para caramba vendo Fluminense x Resende e até mesmo Botafogo x Olaria. E fico realmente puto quando o Fredão não mete gol no Macaé. Assinarei o HD TV da Sky para acompanhar todos os lances do estadual do Rio. Quem quiser ver lá em casa, é só chamar.

* Depois de oito anos de disputa de campeonato brasileiro por pontos corridos, está claro que o que vale é a tradição e a cultura do brasileiro. Assim, deixo aqui meu protesto pela repetição desta fórmula sem-graça, fria e baseada em modelos europeus, que não se aplicam aqui. Como dizia Galvão, brasileiro gosta de final. Para quê insistimos com esta fórmula ridicula?

* Sou a favor da criação de uma liga de times e de um salvaguardo para os times grandes que forem rebaixados. Acho um absurdo Vasco, Fluminense, Corinthians, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Atlético, só para citar alguns, terem que jogar em estádios ridículos e ficarem longe da elite do futebol. Não podemos jogar 100 anos de tradição no lixo por causa de um ano de futebol mal jogador. Saudades de Eurico Miranda, Caixa D´água, Otavio Pinto Guimarães, Eduardo José Farah e Nabi Abi Chedid. E, claro, Álvaro Barcellos, o homem da champanhe.

* Não quero saber de seleção brasileira. Ela não me empolga. Só vou torcer para quem jogar bonito na África do Sul. Não ficaria nem um pouco triste se a gente perdesse para a Argentina com show do Messi. Acho que seria bom para nos livrarmos de vez do causador de todos os males do futebol brasileiro: este ser execrável chamado Dunga. E nos faria bem para repensarmos os conceitos e doutrinas que há tempos estão perdidos em nossos gramados. Foda-se a Seleção Brasileira. Quero magia e poesia!!! Não importa que camisa elas vistam!!!

Nenhum comentário: