quarta-feira, 28 de abril de 2010

Flamengo x Corinthians: 92 anos de História

LANCENET! entrevista filhos de jogadores do primeiro confronto, realizado no Rio de Janeiro, em 1918

Os  capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico  (Foto: Reprodução/Tom Dib)

Os capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico (Foto: Reprodução/Tom Dib)

Dia 1 de dezembro de 1918. Rua Paissandu, Rio de Janeiro. Flamengo e Corinthians, liderados por Nery e Amílcar, respectivamente, deram início àquele que seria o maior clássico do futebol nacional. Confronto que atrai multidões e para o país.

Naquela tarde de domingo, talvez, muitos daqueles jogadores não imaginariam que o amistoso fosse ganhar tamanha repercussão em âmbito nacional.

A partida, aliás, foi equilibrada, assim como o retrospecto geral (46 vitórias do Flamengo, 43 vitórias do Corinthians e 24 empates). Carlos Araújo abriu o placar para a equipe carioca. Ainda no primeiro tempo, Amílcar empatou. O gol do triunfo corintiano saiu dos pés de Neco, aos 38 minutos.

O local da partida não existe mais. Hoje, tornou-se um prédio residencial. Mas a memória desse marco histórico permanece viva em alguns familiares de corintianos que participaram do jogo.

A reportagem do LANCENET! encontrou Amílcar Barbuy, filho do ex-meia Amílcar, e Maria Odila Cardeal, filha do atacante Neco.

Maria Odila, aos 84 anos, recorre à ajuda da filha Regina para refrescar a memória e afirmar que Neco teria uma enorme satisfação se soubesse da grandeza que o clássico entre Corinthians e Flamengo tem hoje.

– Ele ficaria muito emocionado se soubesse da dimensão que o jogo ganhou. São as duas maiores torcidas do Brasil. Ele, certamente, estaria vibrando – disse Regina, neta de Neco.

Lúcido e, por alguns instantes, emocionado, Amílcar Barbuy, de 85 anos, se escorou nas lembranças do pai para provocar e, consequentemente, inspirar Ronaldo.

– Meu pai foi um dos melhores, faria muito sucesso hoje. Apesar de um pouco gordo, espero que Ronaldo se inspire nele e faça alguma coisa.

Que o conselho não se limite ao Fenômeno, mas que todos os jogadores presentes no Maracanã na noite desta quarta-feira façam jus à História iniciada por Nery, Amílcar, Neco & Cia.

FICHA TÉCNICA - AMISTOSO INTERESTADUAL
FLAMENGO 1 x 2 CORINTHIANS

DATA:
1/12/1918 (domingo)
LOCAL: Rua Paissandu, Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: Frederico Ávila Mello
RENDA-PÚBLICO: Não divulgados
GOLS: Carlos Araújo , 23'/1ºT (1-0); Neco, 38'/1°T (1-1); Amílcar, 20'/2ºT (1-2)

FLAMENGO: Baena; Telefone e Nery; Japonês, Galo e Mílton; Carregal, Baltazar e Carlos Araújo; Dias e Geraldo Técnico: Nery.

CORINTHIANS: Medaglia; Nando e César Nunes; Gano, Amílcar e Ciasca; Américo, Garcia e Bororó; Neco e Rogério Técnico: Amílcar.

*Os capitães das equipes também eram os técnicos

Nenhum comentário: