sábado, 22 de maio de 2010

No seu primeiro teste, Soccer City tem jogo atrasado pelo trânsito

22/05/2010 11h36 - Atualizado em 22/05/2010 12h00

Um dos principais problemas de Joanesburgo, engarrafamento atrapalha milhares de torcedores e causa preocupação para a Copa do Mundo

Por Thiago Dias Direto de Joanesburgo


inauguração do estádio Soccer City

No seu primeiro jogo oficial, o Soccer City foi reprovado em um problema que sempre preocupou a organização da Copa do Mundo: o trânsito. Por conta de um grande engarrafamento que atrapalhou milhares de torcedores, a decisão da Nedbank Cup entre Wits, de Joanesburgo, e Amazulu, de Durban, neste sábado, começou com 30 minutos de atraso.

O estádio tem capacidade para 94 mil pessoas, mas, por opção dos organizadores, apenas 76 mil ingressos foram colocados à venda para o teste antes do Mundial. Ele irá abrigar ao todo oito jogos da competição, entre eles a abertura e a final. Os dois primeiros setores estiveram lotados, ao contrário dos camarotes. Já a área mais alta só começou a receber bom público próximo ao intervalo.

torcida na inauguração do estádio Soccer City

O horário também prejudicou o engarrafamento, já que uma partida de grande apelo de rúgbi foi realizada em Soweto neste sábado. E a estrada que liga o estádio ao bairro, principal via de acesso, é a mesma, o que explica a grande concentração de carros. Às 14h (9h de Brasília), a organização já havia anunciado que o jogo seria atrasado. O tempo praticamente coincide com a hora do rush nos dias de semana (16h local e 11h de Brasília), justamente quando acontecerão alguns jogos.

Dentro do estádio, o barulho é ininterrupto e quase ensurdecedor. Praticamente todas as pessoas estão com a vuvuzela na mão e as sopram desde 2h antes do apito inicial. É comum, no entanto, ver camisas de outras equipes mais populares na África do Sul, como Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, ou até mesmo de seleções e times internacionais. A festa já começou.

Nenhum comentário: