quarta-feira, 26 de maio de 2010

Para Kassab, CBF boicota o Morumbi

Prefeito de São Paulo diz que Ricardo Teixeira quer construção de estádio em Pirituba para abrir Copa-14


EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC
THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acusou ontem o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de boicotar o projeto do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 e de sugerir a abertura do torneio em uma arena em Pirituba.
A declaração do prefeito ocorreu após o colunista da Folha, Juca Kfouri, ter publicado em seu blog, no UOL, que Teixeira já havia batido o martelo sobre o projeto na zona norte paulistana.
Ao blog Kassab disse: "De fato o Ricardo Teixeira diz ao Brasil inteiro que não será no Morumbi e que São Paulo terá Pirituba. Mas o meu compromisso é com o Morumbi".
À Folha, mais tarde, o prefeito foi ainda mais taxativo. "O que existe é um centro de convenções, antes mesmo de o Brasil ser escolhido sede. Algumas pessoas que não acreditam que o Morumbi possa ser a sede entendem que São Paulo deva receber a abertura e defendem Pirituba. É um direito dele, Ricardo Teixeira, pensar assim".
Kassab disse ainda que jamais pensou em um plano B para a cidade de São Paulo.
"Eu não falei com o Ricardo Teixeira. Continuo trabalhando para que Pirituba seja o maior centro de convenções do mundo", prosseguiu.
"É difícil [Pirituba] ficar pronto até a Copa. Nem o edital foi publicado ainda. Não temos nem a apresentação do modelo. O prazo total de implantação é de 20 anos. É uma concessão, não haverá dinheiro público no projeto", completou o prefeito.
O ex-secretário municipal de Esporte Walter Feldman também rechaçou a possibilidade de Pirituba receber a abertura da Copa. "A ideia de Pirituba é antiga. É projeto para um centro de convenções e tem um estádio que é inviável para a Copa", falou, ressaltando que não tem "nada a ver com Pirituba".
Feldman disse ter telefonado ontem para o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, para lhe dizer que jamais arquitetou a inclusão do projeto de Pirituba em substituição ao Morumbi para o Mundial.
"Nós seremos leais ao São Paulo até o fim. Todas as vezes que falei com o prefeito sobre o assunto ele disse que honraríamos o compromisso assumido com o então governador José Serra e também com o São Paulo", afirmou.
Na semana retrasada, Ricardo Teixeira enviou carta ao comitê paulista da Copa-14 informando que o novo projeto do Morumbi havia sido aprovado pela Fifa para receber ao menos as semifinais do torneio. Ressaltou, porém, que o São Paulo terá de apresentar garantia financeira para a obra em um mês.
A relação de Teixeira com o São Paulo está desgastada, principalmente após a disputa pela presidência do Clube dos 13, na qual o candidato da CBF, Kléber Leite, foi derrotado por Fábio Koff, que foi apoiado pelo clube tricolor.

Nenhum comentário: