sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um desafio à ciência: Slot pode ser campeão?

Atualmente os cientistas do mundo todo tentam recriar as condições do Big bang no supercondutor de Genebra afim de comprovar a Teoria da Supercordas e descobrir o que é a matéria escura.

Porém, existe um mistério, não tão divulgado na comunidade científica internacional, também aparentemente insolúvel. Pode um time treinado por Ricardo Gomes (foto), a.k.a. Slot, ser campeão de alguma coisa?

É a preocupação de praticamente todos os sãopaulinos. Comentando com pessoas que torcem para este clube, percebi que a insegurança é quase unânime: estamos nas quartas, enfrentaremos mais uma vez um brasileiro (fomos eliminados por eles nas últimas 4 libertadores), e o time não demonstrou ter força para chegar ao título.

Ricardo Gomes inspira zero de confiança, com seus sistemas táticos absolutamente ineficientes, insistência em colocar ataques errados na hora errada, insistência com Richarlyson, substituições incompreensíveis (como colocar um defensor no lugar de um atacante quando o time está perdendo, como ocorreu no 1º duelo contra o Once Caldas), carismo mínimo, pouca liderança e currículo loser como técnico.

Além disso, o São Paulo joga raras partidas realmente convincentes e perdeu 6 clássicos em 2010 (e ganhou zero, diga-se).

Isso leva a um estatuto quase científico: sabem quando um time não parece que vai ganhar nada, joga todos os jogos irritantemente e passa de fase aos trancos e barrancos, para no final não ganhar nada mesmo? Você, torcedor de qualquer outro time, deve ter conhecido essa história algumas vezes. Pois bem, é possível ter esse sentimento e, no final, o time, de alguma forma milagrosa, vencer um torneio como a Libertadores?

Procurei recorrer a técnicos nuances de Slot e dois nomes bem semelhantes vieram à mente: Paulo Autouri (diz-se que arma times ofensivos) é bicampeão da Libertadores e campeão mundial; Oswaldo de Oliveira foi campeão brasileiro com o Corinthians em 1999. Ambos possuem essa pecha de "gentleman" e "intelectual da bola", são polidos e evitam polêmicas, mas colecionam também inúmeros fracassos. Sabemos que tipos rudes, como Felipão, Andrade, Muricy ou até mesmo Papai Joel, sem papo cabeça, rendem menos teorias, e mais títulos.

Fica então a questão: é possível ser campeão com Slot? O futebol é caixinha de surpresas, mas a ciência parece dizer o contrário.

Diz o wikipedia que Ricardo Gomes já venceu títulos, mas pode ser lenda urbana:

Paris Saint-Germaint
Vitória
Bordeaux

Nenhum comentário: