segunda-feira, 21 de junho de 2010

dunga e o código de hamurabi


depois de uma bela vitória brasileira, convincente, com grande atuação do fabuloso, esperava-se que our komandant estivesse um pouco mais relaxado. ou, ao menos, feliz. parece que, quanto mais vence, mais dunguinha quer confronto. quer partir pra porrada. com a imprensa.

ontem a vítima foi o repórter abobalhado alex escobar (globo e sportv). durante a coletiva, meio que falando baixinho, ele xingava o careca alex enquanto respondia perguntas de outros caras. estava transtornado.

a globo não se fez de rogada e se pronunciou no fantástico, condenando a atitude de nosso coach.

dunga certamente tem suas razões de tanta mágoa. não questiono, pois não estava na pele dele quando foi massacrado, a época da famigerada "era dunga", os anos 90. e a globo, óbvio, não é santa.

mas, ao mesmo tempo, me parece uma estratégia errada para ganhar a copa do mundo. e ele tem feito um trabalho muito competente nas questões futebolísticas, de treinamento, disciplina, coordenação de grupo, etc. e, aparentemente, vencer a copa seria o objetivo principal de sua jornada.

mas, não existe copa, nem qualquer "evento" sem mídia ou imprensa. sem jornalista algum, a copa seria tão relevante quanto um torneio do clube cota mil.

a imprensa pode sim desestabilizar e estragar um "trabalho". o time francês foi pra merde depois que um jornal publicou os palavrões de anelka. dunga aumenta a pressão sobre si, quando poderia diminuir facilmente, sendo minimamente gentil. ou educado. a imprensa é muito volúvel, não seria tão difícil arrastá-la a seu favor depois de alguns bons resultados na copa.

mas dunga não quer isso. quer esfregar na cara de todos, humilhar como foi humilhado. código de hamurabi, olho por olho, dente por dente. direito de fazer isso, claro que ele tem. cada um faz o que quer na vida. não, é obviamente, uma atitude altiva, zen... na realidade é algo que o iguala aos que o criticam sem dó. e, além do mais, o público (o "torcedor brasileiro") não deixa de ficar perplexo.

só pra finalizar, vale aqui uma crítica à assessoria de imprensa da cbf, cujo trabalho praticamente não existe. dunga é seu próprio assessor de imprensa. que deus o proteja.

Nenhum comentário: