terça-feira, 1 de junho de 2010

Torcidas de Fluminense, Santos e Botafogo estão envelhecidas

Com isso, tendência é que os três clubes tenham queda no ranking de torcidas nos próximos anos, aponta a 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope

Clubes tradicionais estão sendo ultrapassados por equipes de menor expressão do Nordeste

LANCEPRESS!

Não se é grande para sempre. Quem não ganha títulos e não tem um bom trabalho de marketing está seriamente ameaçado de perder torcedores e se não conseguiu deter esse processo, um dia poderá ser superado por outras torcidas.

Clubes tradicionais como Santos, Botafogo e Fluminense ainda mantêm suas torcidas entre os chamados "grandes", mas não conseguem repetir o desempenho dentro da faixa mais jovem da população. Todos são superados pelo Sport e os dois últimos também por Vitória, Bahia e outros clubes.

O caso mais grave é o do Botafogo, que tem quase dez torcedores com mais de 50 anos para cada garoto com idade entre 10 e 15 anos.

O Fluminense, que apresentou um crescimento da torcida total em relação à última pesquisa, não consegue subir entre os mais jovens. Como a pesquisa é feita com torcedores a partir de 10 anos, os últimos desempenhos não entram. Mas isso não é necessariamente bom para o Flu, que nos dois últimos anos enfrentou a ameaça de cair à Série B, além da conquista da Copa do Brasil e ida à final da Libertadores.

TENDÊNCIA

No caso do Santos, o problema foi outro. O time até que correspondeu em campo. Desde o surgimento da geração de Robinho e Diego, em 2002, venceu dois Brasileiros e dois Estaduais e chegou a uma final de Libertadores. Mas, mesmo assim, a torcida não cresceu, só parou de cair.

Segundo um especialista de marketing esportivo ouvido pelo LANCENET! que não quis se identificar, faltou ao clube, na gestão de Marcelo Teixeira, um trabalho de marketing mais consistente para transformar o bom momento em novos torcedores. Naquela época, o diretor de marketing do clube nem era especialista na área, mas um advogado.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.

Nenhum comentário: