domingo, 25 de julho de 2010

Massa, o Brasil e a nossa duradoura vocação para coadjuvantes na F-1




Minhas considerações sobre o ocorrido hoje na Fórmula 1, sem o calor ou a emoção de ser brasileiro angustiado:

1) Eu acho o Alonso um mimado, um filha da puta, mau perdedor e desagregador. Ele é agressivo, estúpido e babaca. Mas também é um dos melhores pilotos do mundo.

2) O Alonso tirou os três segundos de vantagem que o Felipe tinha pra ele, faltando 30 voltas, com uma facilidade incrível. Não precisavam ter mandado o Felipe abrir, mas, na boa, do jeito que tava, o Vettel, as McLaren e o Webber já já iam encostar nos dois da Ferrari. Era uma questão de bom senso, já que o Felipe Massa tá hoje no nivel de Williams e outras equipes médias. Tá tipo o Kovalainnen ano passado com o Hamilton na McLaren. Se a Ferrari ainda quer alguma coisa no campeonato, é com o Alonso. E não com o Massa, que a cada dia se revela ser nada mais que um novo Rubinho.

3) A hora de o Massa provar que tinha condição de se impor era ali, quando tava na frente do Alonso. Tinha que ter enfiado o pé, mantido os três segundos e ainda por cima abrir mais distância. Se tivesse feito isso - demonstrado competência, não estaria sujeito às ordens da equipe. Em vez disso, tomou tempo dez voltas seguidas e mostrou que na hora do abafa, ele pede água.Fraco demais.

4) Não gosto desse tipo de ordem, nem defendo o que ocorreu. O ideal seria o Alonso ter passado o Massa na pista. Mas vamos combinar: pensando pelo lado da equipe, não foi algo assim tão monstruoso. É porque o cara é brasileiro (de novo) e há anos a gente é relegado a posição de coadjuvante na Fórmula 1. É triste, mas a verdade é essa. Te garanto que os austríacos não reclamavam quando o Berger não tinhna a preferência na McLaren nos tempos de Senna. E também não vi ninguém aqui criticando a Ferrari quando ela mandou o Schumacher abrir pro Rubinho vencer em Indianápolis. 

5) É ridícula a encenação, as palavras em código. Mais ainda o Alonso perguntando se o Felipe tinha tido problema com a marcha. E mais ainda o engenheiro falando que o Felipe tinha sido magnânimo. Mas, no fim das contas, da mesma forma como alguns brasileiros ficaram anos defendendo a qualidade do Rubinho depois do famoso GP da Áustria (diziam que o Schumacher só ganhava porque a Ferrari o favorecia), a manobra no fim das contas foi boa pro Massa. Ele seria passado com facilidade pelo Alonso (eu discordo do Burti, que disse que o Alonso não passaria. Acho que passaria e fácil) e ficaria evidente a sua fraqueza como piloto. Do jeito que foi, ficou parecendo que o Alonso "precisou" da ordem pra chegar na frente. 

11 comentários:

the beat disse...

tu disses que "o ideal seria ter passado na pista"
eu digo que "o correcto seria ter passado na pista"
futebol se ganha na bola. o resto é fita.

Felipe disse...

Eu concordo. Mas acho que é diferente de você estar disputando o título, de uma situação Button x Hamilton ou Webber x Vettel, em que os dois pilotos estão fazendo suas partes na disputa de um titulo. Quando dois caras da mesma equipe têm uma diferença abissal entre eles - Alonso e Massa - a equipe tem que pensar nela. Tipo quando o próprio Massa abriu pro Raikonnen ganhar no Brasil em 2007.

john disse...

acho que o burti entende um pouquinho mais que vc, felipe. 

Felipe disse...

Bem, pela sua lógica então, voce não pode falar nada de futebol discordando de Dunga, Mano Menezes, Muricy, Ricardo Gomes ou qualquer um que pratique ou tenha praticado futebol, ainda que de forma medíocre. Eles entendem mais que você, afinal de contas.

Ainda bem que não compartilho sua lógica e respeito sua opinião.

Abs

john disse...

caro felipe, não fique bravo. (eu é que estou bravo com esta porra de F1!).  claro que vc pode discordar do burti!! vc tem razão. apenas acho que a opinião do burti é a certa.

abraços!

Felipe disse...

Estou tranquilo. Fico com raiva é do Massa.

MAs ao mesmo tempo me incomoda essa histeria toda, como se ordens de equipe fossem novidade. Sempre existiu, ainda mais quando há diferença clara (tanto técnica como na tabela de classificação) entre seus dois pilotos.

Brasileiro é coadjuvante. Pra ser protagonista, tem que mostrar na pista. A regra é essa.  O Massa não consegue.

john disse...

também tou puto com o massa.
concordo contigo que o alonso é mais piloto.
mas, nessa corrida, o massa estava melhor, fez uma manobra genial na largada e, todos sabemos, não é tão fácil assim fazer ultrapassagens.
ficou bastante claro que o resultado foi forjado. webber e vettel têm sido mais dignos com suas desavenças. aliás, se eu fosse "contender" contestaria este resultado, pois, nas regras, "deixar passar" é proibido.

abraços

Felipe disse...

Eu queria que os dois fossem punidos. Vitória pro Vettel.

abe disse...

melhor? voltas e voltas e voltas do alonso mais rápido.
massa é (muito) pior que rubinho.
barrichello perdia para o melhor de todos os tempos. com carro melhor, massa entrega títulos até para babas como o hamilton. e dentro de casa.

the beat disse...

se está mais rapido
dá a seta e passa

Quito disse...

O Massa pode não ser um piloto excepcional, mas teria sido campeão se a Ferrari não tivesse feito tanta cagada em 2008. Ele não entregou o título pro Hamilton, fez a parte dele, ganhou a última corrida. A equipe é que fez merda.

Ontem o Alonso até poderia ter ultrapassado o Massa, mas seria difícil, tanto que ele reclamou pra equipe que era "ridículo" estar atrás do brasileiro. Então que deixasse de ser ridículo e ultrapassasse no braço.

Depois de deixar o espanhol passar, o Massa não foi ameaçado pelo Vettel. Então, esse argumento do Felipe (Campbell) de que o Alonso ia ser alcançado pelos outros e teria sua corrida prejudicada, pra mim, não tem o mínimo fundamento.

A Fórmula 1 sempre teve jogo de equipe e sacanagem, mas antes existiam corridas decididas na última curva, com trocas de posições nos primeiros lugares a cada volta, enfim, disputa de verdade na pista. Agora, a cada dez corridas, uma é legal. Virou uma grande bosta.