quinta-feira, 8 de julho de 2010

Top 5 clichês da "Copa de 14"


A "Copa de 14" (aspas para Rik Tex e sua maneira de se referir ao próximo mundial) tem tudo para ser uma das mais chatas até que a bola role.

Por quê?, você vai me perguntar.

Por causa dos assuntos que vão bombar na imprensa até que o Brasil enfrente os Emirados Árabes em 13 de junho, na abertura da Copa em um futuro White Elephant que está por venir.

Abaixo, relaciono os cinco temas preferidos dos jornalistas para a Copa de 14:

1 - Arenas verdes
Brasil fará a Copa verde. Por causa do aquecimento global, o Brasil é personagem principal no cenário internacional para conscientizar as pessoas da importância de se jogar futebol em verdes relvados, em estádios com teto solar, reuso da água da chuva... (Enquanto isso, em 2018, Qatar surge como favorito por propor a criação de 12 arenas completamente climatizadas no deserto)

2 - Arenas multiuso
Futebol por si só não sustenta estádio. As arenas tëm que ser multiuso. Todos os anos, cada um dos estádios da Copa de 14 vai receber um show do Elton John, outro do Rolling Stones, Madonna. Só assim eles vão se sustentar e não virar White Elephants.

3 - Licenciamento ambiental
Como Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá e São Paulo (metade das cidades sedes) ainda não tem estádio pronto, vão ter que encontrar uma área adequada para tal. Vão descolar um terreno baldio na perifa (O estádio de recife, veja voce, vai ser em ...Olinda!!) e desmatar. Acontece que aquele terreno baldio, na verdade, era zpna de proteção ambiental. E para desapropriar a área serão necessários dois anos de análises do Ibama.

4 - PPP
O Estado, sempre previdente, não vai bancar pelos estádios novos. Que venham as empreiteiras e os consórcios. Vamos celebrar as parcerias público-privadas. Nosso castelo de cartas marcadas, trabalho escravo, nosso pequeno universo.

5 - Tribunal de Contas da União
É hora de conhecermos os nomes dos ministros do TCU. Eles serão inseridos paulatinamente em jornais e revistas, e depois portais noticiosos e transparentes e, em seguida, matérias de tv. Quando eles estiverem bombando na TV é pq o monstro já vai estar formado. Os ministros que serão cobrados por fiscalizar os gastos pelas arenas verdes, arenas multiuso, os gastos para agilizar o licenciamento ambiental e as parcerias público-privadas. Se eles vão conseguir...Aí é outra história!

Nenhum comentário: