terça-feira, 10 de agosto de 2010

Deco, o Doutor Octopus e uma conclusão: que bom que ele veio

Coluna do Lédio Carmona .

Sim, é verdade: Deco chegou



O título parece ser meio deslumbrado, mas eu entendo que vale a pena comemorar a chegada de Deco ao Fluminense. Seja você tricolor ou não. Discutem se o patrocinador exagera ou não no investimento em medalhões. Falam que a mesma empresa gasta demais e obriga o clube a privilegiar o marketing. Especulam sobre a dificuldade (???) que Muricy Ramalho terá para arrumar uma vaga para Deco no time titular. E, claro, avaliam, antes mesmo de o meia estrear, se ele responderá no campo pelo dinheiro pago por ele. Aos 32 anos, Deco tem tudo para se transformar num acerto. E, ao lado de Conca, tornará o grupo tricolor ainda mais forte, real e poderoso no caminho polarizado com o Corinthians pela conquista do Campeonato Brasileiro.

Até acho que, em alguns momentos, o patrocinador do Fluminense é meio delirante. Não desta vez. Deco é um acerto. E realmente não teve uma grande fase no Chelsea. Mas talvez essa guinada na carreira fosse necessária para sua remotivação. De volta ao país de origem, num clube de ponta, com salário de europeu, e com privilégio que só uma estrela internacional recebe por aqui. Deco nunca jogou no Maracanã. Não sabe o que é um Fla-Flu. Não conheceu a fundo um Campeonato Brasileiro. Terá sua chance. E, podem ter certeza, Muricy irá escalá-lo e, provavelmente, abrirá mão do sistema com três zagueiros – na verdade, com a estréia de Valencia, o volante colombiano será uma espécie de falso terceiro defensor. Como Ayrton era no Flamengo. E como Edinho era no seu Internacional.

Deco é um acerto tricolor. Pode dar errado? Até pode, muito embora eu não acredite. Consciente, sabe da sua responsabilidade e do peso que carrega. Por outro lado, sua chegada repõe o Fluminense no mapa do futebol internacional. Parece pouca coisa hoje, mas o retorno sempre chega. Sinceramente, no momento em que conseguimos ser dominados por uma empresa que espalha seus tentáculos por todo futebol brasileiro e conseguimos perder jogador até para a Áustria, questionar a chegada de Deco é, no mínimo, algo deveras sem sentido.

4 comentários:

Freire disse...

Fluminense favorito. Não há como negar. Não é praga de rubro-negro.

DB disse...

dizem que na entrevista, deco teria dito: portugues é obrigaSSão

Anônimo disse...

Presidente sempre avalia todas as possibilidades. Só uma coisa: Muricy nunca lidou bem com muitas estrelas.

Felipe disse...

Bem, até onde sei, em suas passagens por Inter, São Paulo e até mesmo Náutico, São Caetano e Japão ele não teve problemas.

Só no Palmeiras.

Mas, até por isso, fica claro pra mim que é problema do Palmeiras.