terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Esse é o cara


Já escrevi sobre isso no meu outro blog (http://joselitando.blogspot.com/2007/03/meu-filho-vai-se-chamar-romrio.html). Mas nunca é demais homenagear o melhor jogador que eu vi jogar, considerando-se eu ter acompanhado-o desde o início de sua carreira até o presente dia, em que ele completa 42 anos e ainda não pendurou as chuteiras. Tem gente que acha o cara mala e etc, mas isso é discussão pra mulher. Perderia séculos e eras citando aqui os grandes feitos e frases dele, mas vale lembrar alguns momentos marcantes do Baixinho.
.
* Ter sido artilheiro do Brasileirão em 2005, à beira de completar 40 anos, tendo jogado metade dos jogos (ele só joga no Rio) e errado vários pênaltis. Para quem comete o absurdo de dizer que o Brasileirão é uma bosta, nesse mesmo campeonato tinha gente do nível de Tevez e Nilmar jogando.
.
* Ter dito que faria - e fez - quatro gols em um jogo do Barcelona sob a promessa do técnico Cruyff de que teria folga no Carnaval caso isso acontecesse.
.
* Ter chamado o Edmundo de Bobo da Corte.
.
* Ter dado uma bofetada no zagueiro Andrei, do Flu, depois de um 0 x 6 que o tricolor levou do São Paulo.
.
* Ter jogado para caralho no Brasil x Uruguai de 1993, partida que eu tenho gravado em VHS até hoje.
.
* Ter entortado a coluna do Amaral numa partida do Rio-São Paulo.
.
* A espanada sutil que ele deu na bola no gol feito contra a Holanda em 1994.
.
* Ter assinado contrato pra jogar na Arábia e, no jogo de despedida do Flu, ter metido um sacode de gols no Foguinho, em 2003.
.
* Ter sido banido de duas copas e duas olimpíadas de forma cruel e questionável e ainda assim ter se mantido na ativa, fazendo gols e jogando.
.
* Ser o anti-herói de sempre: não treina, não corre, mas tem 42 anos e ainda joga. E, de novo, com 39, foi artilheiro do Brasileirão. Quem hoje em dia chega a essa idade com essa disposição?

5 comentários:

otto disse...

Amém, irmão!

Anônimo disse...

Amo o Romário, qse tanto qto o Dunga.:)
Legal seu blog novo.

Paulinho Mesquita disse...

Ave Romário!!

Anônimo disse...

Faltou mencionar os 1.000 gols.

Anônimo disse...

SHOW o blog novo!!
SIMPLESMENTE VANDÁRTICO.

enfim,

romário é isso tudo e muito mais.
por ais que eu goste mais do edmundo
e saiba que o romário é flamenguista,
o acho muito mais inteligente tanto nos campos quanto na personalidade mesmo.
só tenho uma ressalva a fazer.
acho que ele poderia ter se imortalizado mais.
poderia ter ficado mais tmepo na europa ao invés de ter voltado pro braisl no auge.
ele se endeusou aqui mas a imagem dele lá fora poderia ter sido maior, muito mais do que é hpje ainda.

e aquela tirada do bobo da corte,
foi demais..

detonou o vasco internamente, mas quer saber?
só ele mesmo.

e concordo com vc,
ele foi o melhor jogador que vi jogar.
viva o rei romario
agora
aposenta logoPORRA!