quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Isso é que dá americano fazer pesquisa sobre futebol...

UOL – A rede norte-americana de televisão CNN publicou em seu site uma lista com os dez clássicos de maior rivalidade do futebol mundial. O duelo paulista Corinthians x Palmeiras aparece em nono lugar.
Para a CNN, o clássico de maior rivalidade no planeta é Rangers x Celtic, dois times escoceses. "Não são divididos apenas pelo futebol, mas também pela religião. Os torcedores do Rangers são da comunidade protestante, e os do Celtic, da católica", argumenta a emissora.
A matéria descreve também as características do único confronto brasileiro que aparece na lista. "Esse clássico tem aproximadamente 100 anos. O Corinthians era o único clube da cidade, mas um grupo de italianos se afastou para formar o Palmeiras, ganhando o apelido de 'traidores' pelos corintianos. O Morumbi é o maior estádio em São Paulo e todos os clássicos são disputados lá, embora o Pacaembu, que recebe os jogos do Corinthians, também é palco para o clássico."
Neste ano, os arqui-rivais se enfrentaram apenas uma vez, e o time alviverde venceu por 1 a 0, gol do chileno Valdivia. A última vitória da equipe alvinegra foi em 2006: 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, ocorreram quatro triunfos palmeirenses.
Compõem a lista confrontos conhecidos dos brasileiros, como o italiano Roma x Lazio, o argentino Boca Juniors x River Plate e o uruguaio Peñarol x Nacional. Entretanto, outro duelos de pouca repercussão no Brasil têm destaque para a CNN, como Al Ahly x Zamalek, do Egito, Red Star Belgrado x Partizan Belgrado, da Sérvia, e Wydad x Raja, de Marrocos.

DEZ DUELOS DE MAIOR RIVALIDADE (SEGUNDO A CNN)

1º) Celtic x Rangers (Escócia)
2º) Roma x Lazio (Itália)
3º) Boca Juniors x River Plate (Argentina)
4º) Al Ahly x Zamalek (Egito)
5º) Galatasaray x Fenerbahce (Turquia)
6º) Olympiakos x Panathinaikos (Grécia)
7º) Red Star Belgrado x Partizan Belgrado (Sérvia)
8º) Wydad x Raja (Marrocos)
9º) Corinthians x Palmeiras (Brasil)
10º) Peñarol x Nacional (Uruguai)

Nenhum comentário: