Tô fazendo contas aqui e, se tudo ocorrer dentro da normalidade, acho que os 44 pontos podem até não ser suficientes para salvar os times do rebaixamento.
Explicando:
Se considerarmos que Ipatinga (34), Figueirense (38 e com um jogo a mais) e Portuguesa (37) estão ficando para trás, a briga pelo último rebaixado ficaria entre Náutico (40 e com um jogo a mais), Vasco (37), Fluminense (40) e Atlético-PR (41).
Olhando a tabela, é perfeitamente possível que o Vasco ganhe do São Paulo. Se isso ocorrer, ele sobe a 40. Nesse caso, o Flu teria de, no mínimo, empatar com o Inter em Porto Alegre (mesmo com reservas, não é uma tarefa fácil) para abrir um mísero ponto do último colocado na zona, que passaria a ser o Náutico (40). O resultado de Botafogo x Atlético-PR é uma incógnita, mas acho que dá empate. Atlético com 42.
Se o Vasco ganhar do São Paulo, acho que ele se safa, pois tranquilamente fará 4 pontos contra Vitória e Coritiba nas rodadas seguintes. Como tem mais vitórias que o Flu, com 44, ele já se garante à frente do Flu, que, contra Inter, Sao Paulo e Ipatinga, deve fazer exatamente 4 pontos (um empate contra Inter, derrota certa pro Sao Paulo e vitória contra o Ipatinga).
A briga do Flu seria, então, contra Atlético-PR e Náutico. Que se enfrentam na penúltima rodada, em Recife. Se o Náutico vencer, vai pra 43, deixando o Atlético-PR com 42 e o Flu, que tem obrigação de empatar com Inter, com 41. Derrota para o São Paulo, repito, é certa.
Na última rodada, o cenário seria esse: Náutico com 43, Atletico-PR com 42 e Flu com 41. Só que o Furacao pega o Flamengo, provavelmente ja sem chances de título, na Baixada. Ganhar não seria anormal. Iria a 45. Se o Flu ganhar do Ipatinga, fica nos 44. E o Náutico enfrentaria o Santos na Baixada, precisando ganhar (porque se tiver os mesmos 44 do Flu, leva a pior no saldo de gols). A esperança é justamente esta: hoje, o Santos tem 43. Apesar de estar quase fora de perigo, enfrenta dois times com nada a fazer no campeonato nas próximas rodadas: Coritiba e Atlético-MG. Só que fora de casa. Caso perca as duas, precisará da vitória sobre o Náutico na última rodada para não correr riscos.
Enfim, é conta pra caralho, mas te digo: pontos corridos é o melhor campeonato do mundo. Em outras épocas, teríamos uma porrada de time sem brigar por nada e com três meses de férias. Hoje temos no máximo três ou quatro sem aspiração no torneio. E isso sem falar que a Sul-Americana, a partir de 2010, deve render vaga na Libertadores. Aí vai, de fato, valer algo ficar entre os 12 primeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário