domingo, 15 de fevereiro de 2009

Os "grandes" na Taça GB

Os quatro clubes considerados grandes do futebol carioca chegam hoje à última rodada da fase de classificação da Taça GB mostrando que precisam evoluir ainda muito para ter alguma chance num campeonato de verdade, como o Brasileirão.

O Flamengo, badalado favorito, tem a melhor campanha até aqui muito mais por ter mantido 90% do time de 2008 do que pelo futebol demonstrado. Fora a goleada por 4 x 1 sobre o Mesquita, na qual jogou bem só no segundo tempo, conquistou quatro vitórias no sufoco (dois 1 x 0 e dois 2 x 1). E, quando resolveu poupar alguns titulares, tropeçou no Boavista, em pleno Maraca (2 x 2).

O Fluminense, apontado como principal rival rubro-negro na disputa, protagonizou uma série de vexames (derrotas de virada para Cabofriense e Duque de Caxias, empate com o Madureira no Maraca). Sofre de uma inconstância irritante. Normalmente faz um primeiro tempo bom, abre vantagem, mas não tem pernas pra segurar no segundo. Tem potencial para crescer, desde que René Simões desista de Roger (e a vinda de Fred, se confirmada, será um fator decisivo).

O Botafogo entrou desacreditado, mas é o que, na minha opinião, mostrou mais talento até agora. Fora a derrota para o Voltaço, no Engenhão, somou cinco vitórias mais ou menos tranquilas, as duas últimas por goleada. Possui ataque forte, com Victor Simões e Reinaldo, e um bom jogador de armação (Maicosuel). Se ajustar a defesa, ainda irregular, é sério candidato ao título. Não será surpresa se bater o Flamengo hoje.

O Vasco, de quem ninguém esperava nada, foi o exemplo da oscilação. Estreou perdendo para o Americano (2 x 0), mas engatou três vitórias seguidas (uma de 4 x 0 e duas por 3 x 1), empolgando a torcida. Mas o empate sem gols, com atuação pífia, diante do Fluminense, e o tropeço diante do Cabofriense (0 x 0), em São Januário, baixaram a bola de novo. Pra piorar, vieram a crise na diretoria, com denúncias para todos os lados, e a perda dos seis pontos no tapetão. Futuro incerto.

Nenhum comentário: