domingo, 14 de junho de 2009

Episodio de hoje: como encher os estadios...de gratis

Nas ultimas 18h eu ganhei nada menos que tres ingressos para assistir ao jogo do Brasil contra o Egito, neste domingo. A partida ser na aprazivel cidade de Bloemfontein, a capital do juciario surafricano.

Uma cidade que se gaba por ser terra natal de JRR Tolkien, apesar de ele ter fugido daqui para Inglaterra aos cinco anos. Outro fato marcante foi a guerra entre birtanicos e oranges, cem anos atras. Agora, vem a selecao brasileira para 'mudar a rotina' (como dizem os reporteres de tv).

Para falar a verdade, nao ha nada a fazer aqui. Bloemfontein serve como ponto de parada para quem sai de Joburg para o litoral ou vai se aventurar nas highlands de Lesoto.


Isto posto, vamos ao que interessa. A translux, quarta companhia de onibus da RSA, fez um pacote para a copa das confederacoes. Quem comprasse ida e volta de Joburg para Bloem pagaria pouco mais de cem reais e ganharia dois ingressos para ver o Brasil. Perguntei aa mulher do caixa se a promocao tava rendendo bem, ela respondeu:



- Ah, mais ou menos. Anteontem eu vendi tres pacotes para uns brasileiros.

Na hora de embarcar de Jobrug para Bloem, na noite de ontem, fui abordado por uns funcionarios da empresa que me ofereceram ingressos. Pedi so um. Os outros 80 passegeiros tambem foram agraciados, mesmo aqueles que iriam a Porth Elizabeth, mais 700 km depois de Bloem, laaaa na ndivisa entre o oceano indico e atlantico.

A copa do Mundo e a copa das confederacoes esta quase como uma imposicao do governo. Sao tantas faixas e cartazes e outdoors que nao da para nao ver que vai rolar um super evento aqui. Em conversa com um ingles que tem como hobby viajar pela Africa, ele disse que a atmosfera futebolistica da RSA nao chega nem perto do que viu em Accra, em Gana, no ano passado, quando da realizacao da Copa Africana de Nacoes. Vencida por este mesmo egito que nos enfrenta na segunda.


Depois de uma bela noite de sono profundo, me aventurei numa caminhada pela bela Bloem. Ao passar em frente ao McDonalds, vi uns caras com pilhas de ingressos em cima da mesa. Perguntei se estavam vendendo, eles disseram que nao. O McDonalds distribui 700 ingressos para a estreia do Brasil.


Perguntei o que eu teria de fazer para ser contemplado. Zama, o coordenador do McDonalds para a Confed CUp, me disse que poderia me dar quantos ingressos eu quisesse, porque, nem todos os bilhetes vao sair do McDonalds.

Peguei dois. Ou seja, agora tenho tres ingressos para ver Brasil x Egypt.

Ao me despedir, depois da foto, Zama disse que 'e de Pretoria e se eu precisar de mais tiquetes para Brasil x Italia, a ser disputado no Luftus Estadium, na capital do executivo sudafriacano, 'e so ligar.

Entao ta.

Nenhum comentário: