quinta-feira, 18 de junho de 2009

episodio de hoje: go home, yankees

Eu posso ser considerado um cara de sorte. Apesar de todos os pesares. Alguem ai se lembra do Zama, o gordinho que descolou tres ingresssos do Mcdonalds para mim, na partida de abertura?

Poi ze. Nao eh que ele voltou a aparecer. Desceu la de Joburg, a 60 km, e veio em Pretoria me dar os ingressos para Brasil x USA e o match-treino contra a Italia. Num ato de caridade de dar inveja a Rodrigo Paiva, dei 200 rands (50 reais) a ele, que relutou em aceitar.

- I don't wnat money from you, boss, defendia-se.

Mas aceitou mesmo assim. E me garantiu.

- If Brazil reaches the final, you will be there for free.

Entao la fui eu para o Luftus Versfeld Stadium, na bonita Pretoria. Mesmo cantinho ali, perto da Parede Carlos Caetano Bledorn, tomando a cerveja da vitoria, mas nao tao perto para fazer a leitura labial de cid moreira, do fantaaaastico.

Sim, a 'cerveja da vitoria' porque o ingresso mais barato para o clash de hoje era 700 rands. O estadio estava muito mais cheio. O que impressionou os torcedores do Mamelodi Sundowns, segundo melhor time da zuud-afrikaaneisch, que usa uniforme identico ao do brasil.

sO PARA repetir a formula elogiada no post da estreia, ai vai a letra da musica cantada pela torcida do sundowns no Luftus.

Shosholoza uyezi Mhlaba

Estimelas phumei South Africa

Wena Uyabaleka uyezi Mhlaba


Estimelas phumei South Africa

O que significa:
Press on, the whole people, the train is comingo from South Africa. You are running, the whole world is comingo to South Africa.

Quem me passou a letra foi o casal Monyamane e Mohaloga.
Diferenteme da torcida do Bloem Celtics, os hinchas do Sundowns garantiram que seu time nunca foi capaz de lotar o Luftus como o Brasil fez hoje. Quem vibrou foram as meninas do grupo de danca que se apresentou durante o show do intervalo.

Elas ensaiam desde maio a coreografia para a Confed Cup, duas vezes por semana, tres horas por sessao. " Desta vez fizemos os movimentos muuito mais perfeitos do que no jogo de abertura aqui em Pretoria", flagrei a mais moreninha vibrando com uma amiga sobre a performance, em um papo em particular.


SAdama Maake eh tido como o torcedor NUMERO 1 da africa do sul pela SAFA, a CBF deles. Ele esta em todos os jogos da Confed. Eu disse t-o-d-o-s. As vezes ele eh mais rapido que o controle remoto: o tempo de mudar do sportv 1, onde passa o brasil, para o sportv 2 onde ta joganda a italia, a 300 km de distancia, ele ja mudou de estadio.

Torcedor fanatico do Kaiser Chiefs (ruby, ruby, ruby, ruby oooohhhh ohhh ohhhh), ganha ingressos e transportation da SAFA para dar as caras nos estadios. Quem nunca viu ele numa transmissao?

O Luftus eh imponente, mas tem varias falhas estruturais. O espaco das cadeiras nao eh confortavel nem para uma crianca de 1,50m. Eh dificil transitar por entre as fileiras e nao ha opcao para deficientes fisicos a nao ser subir as escadas.

A distancia das cadeiras para o campo eh, como ja disse, maior que a do estadio de Bloemfontein, onde o Brasil ganhou do Egito. Mesmo de longe deu para perceber que El-^anus nao tava muito satisfeito com sua participacao no jogo de hoje.

Aos 19 do segundo tempo, Kaka chegou na lateral do campo e acenou positivamente com a cabeca para o Coach. Dois minutos mais tarde, veio Julio Baptista, ouviu algumas instrucoes do chefe e entrou no lgar do menino-garoto.

Antes do fim do jogo, uma pequena confusao na fileira proximo aa minha. Um orange comecou a fumar onde nao era permitido. Um ingles foi la tirar satisfacao. Depois de distribuirem fuckss para todos os lados, foram apaziguados pelo seguranca, que mesmo assuim ainda teve que ouvir um fuck do headskin, conforme da para ver pelo movimento da boca do galego.






No final do jogo, o pobre do tecnico americano procurou Carlos Caetano para cumprimenta-lo pela vitoria, mas este ja estava no vestiario, todo cagado.

Nenhum comentário: