terça-feira, 30 de junho de 2009

Teletipos internacionais do CBET: Puskás Ferenc Stadion

O Estadio Ferenc Puskas, em Budapeste, ja foi um dos maiores da Europa. Nos tempos aureos da Selecao Hungara, teve capacidade para 104 mil espectadores. Hoje, de nome novo, em homenagem ao maior jogador que o pais ja teve, o local teve a capacidade reduzida para 68 mil pagantes, o que ainda e coisa pra caralho.

Apesar de aparentar um certo abandono, tipo com grades meio enferrujadas, o estadio esta bem ajeitadinho, se compararmos a outros da america do sul, como o centenario ou mesmo o pacaembu.

Quem sempre jogou e sempre joga aqui e o Honved, maior clube do pais e por onde jogaram, alem do ja citado Puskas, outros tres astros do time que deu show na Copa de 1954 (bateram o Brasil com direito a expulsao do Nilton Santos, na famosa Batalha de Berna - a cidade, nao o escriba -, por 4 x 2), Kocsis, Bozsik e Czibor.

Nao consegui entrar no estadio para um tradicional tour, como acontece em Montevideu, no Rio, em buenos aires ou em outros lugares onde o futebol ainda e uma atracao a parte.

Para falar a verdade, acho que fui o primeiro sujeito a visitar o estadio como turista em muito tempo. Nao estava em nenhum guia e, como eu estava com tempo e disposicao, fui a pe (10km) do centro de budapeste ate o mesmo. Foi tranquilo e sossegado, apesar do cansaco. Na entrada do estadio fica um hotel, feito em muro de pedra, bem bacana. La dentro, o porteiro me avisou que nao dava pra visitar o campo, mas me deu as dicas de onde sacar as melhores fotos. E me mostrou os paineis que contam a decadente historia do futebol hungaro.

O futebol aqui e mais velho que andar pra frente. Ou melhor, mais velho que no Brasil. Entre varios campeonatos europeus sub-20 ou sub-17 conquistados pelos magiares (isso parece ser realmente o grando orgulho deles), estao la as duas campanhas de vice-campeonatos mundiais. A primeira derrota foi em 1938, na Franca, quando eles perderam pros entao campeoes Italia. Ha detalhes do jogo, tipo que foi uma partida bem dura e etc.

O vexa de 1954, entao, é narrado de forma muito mais dramatica que a nossa irritante e superdimensionada derrota de 1982 no Sarria. Depois de sapecar 8 x 3 na Alemanha na primeira fase, os hungaros tiveram a manha de abrir 2 x 0 na final contra os germanicos e conseguiram perder. Patetico. Muito pior que o Maracanazzo.

Os paineis contam ainda os ultimos anos de fama do futebol hungaro, como a goleada por 10 x 1 sobre El Salvador na Copa de 1982 e o canto do cisne, com a eliminacao na primeira fase em 1986, com direito a terem levado uma surra de 6 x 0 da Uniao Sovietica. Foi a ultima vez que os magiares foram a um mundial e, pelo visto, assim sera por muito tempo.

Nenhum comentário: