terça-feira, 25 de agosto de 2009

Está aí ó...

O vasco

foi

um

dos primeiros

a virar a mesa

e

não pode

reclamar

Vejam:

1) O regulamento do Campeonato Brasileiro de 1974 previa que a final do campeonato teria como mandante a equipe com melhor campanha ao longo de todo o campeonato. No caso o jogo seria no Mineirão, uma vez que o Cruzeiro tinha a melhor campanha, no entanto a equipe mineira foi punida, devido problemas ocorridos em um jogo anterior realizado no Mineirão frente o próprio Vasco da Gama. A CBD (atual CBF) não apenas tirou a partida final do Mineirão como colocou no Maracanã, isto é, o regulamento foi ignorado.

2) Em 1983, quando ficou em nono no estadual daquele ano, o Vasco deveria disputar a Taça de Prata (Segunda Divisão). No entanto, o critério para definição dos participantes do Brasileirão daquele ano (os primeiros colocados do estadual) foi deixado de lado (VIRADA DE MESA), e o Vasco foi convidado a disputar a Taça de Ouro 1984, quando também conquistou o vice-campeonato.

3) Na Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de 1986, o regulamento previa a classificação de 6 equipes em cada um dos grupos que contava com 11 participantes. A equipe carioca fazia má campanha e inúmeras manobras foram feitas tendo em vista punir outras equipes, com perda de pontos, entre elas o Joinville e a Portuguesa. A solução perpetrada pelo Conselho Nacional de Desportos foi aumentar o número de equipes classificadas, o que significou a classificação do Vasco para a Segunda Fase. Ficara definido que, no ano seguinte, "apenas" 36 clubes disputariam a primeira divisão, o que excluiria, dentre outros, Vasco - caso tivesse sido realmente eliminado na primeira fase - e Coritiba, o então campeão. Para evitar mais um rebaixamento do Vasco, surgiu o Clube dos 13.

Nenhum comentário: