segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Adidas x Puma

Este é o nome de um documentário que eu vi num canal que eu mal sabia que existia, Management TV. Conta a história dos irmãos Rudolf e Adolf Dassler, que criaram marcas esportivas concorrentes e nunca mais se falaram, até morrerem. O primeiro a ir embora, pouco depois da Copa de 74, foi o Rudolf, que ainda quis uma reconciliação no leito de morte, mas o Adi Das não apareceu nem lá nem no enterro. Hoje são os filhos que dão sequência ao ódio no seio familiar.

Eu não tinha nem ideia dessa história, e o documentário tem umas coisas do arco da velha. Conta, por exemplo, que, mesmo na guerra pelo mercado, as duas empresas decidiram que não iam atrás do Pelé pra ser garoto-propaganda de suas chuteiras, porque se brigassem por ele o valor ia ser estratosférico. Mas, depois da Copa de 70, o filho do Rudolf não se conteve, foi ao Brasil e ofereceu 100 mil doletas ao Rei do Futebol, que aceitou.

Outra história bacana é sobre a rebelião dos jogadores da Alemanha Ocidental antes da Copa de 74. Eles ameaçaram boicotar o Mundial se não recebessem uma fatia maior da grana que a Federação Alemã ganhava da Adidas. Liderados pelo Beckenbauer, entre outros, conseguiram o que queriam e ainda conquistaram o segundo título germânico em copas.

Tem também a do Lothar Matthäus, que só aceitou jogar no Bayern de Munique, patrocinado pela Adidas, porque os donos da empresa garantiram que empregariam seu pai caso fosse demitido. Ele era zelador da Puma, hehehe!

No último round da briga retratado pelo documentário, a Puma levou a melhor, pois patrocina a Itália, que ganhou a final da Copa de 2006 em cima da França, com uniforme da Adidas.

Bacana demais. Vai passar de novo na terça, às 10h, e na quinta, às 16h.

E eu tenho uma chuteira soçaite da Adidas e uma de trava da Puma. Se for pra Alemanha e souberem disso, provavelmente serei trucidado pelas duas famílias.

Nenhum comentário: