sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por que não punir?

Há pouco tempo, fiz um texto em que defendia a punição extracampo de vigaristas travestidos de jogadores que marcam gol de mão e simulam pênaltis mas não são punidos pelo árbitro na hora, porque o sujeito de preto (ou amarelo, ou laranja) não viu ou fingiu não ver. Acabei só vendo os comentários no dia seguinte e não valia mais a pena responder, mas vi que a maioria - se não todos - foi contra minha opinião.

Ontem o Globo Esporte falou do caso do brasileiro-croata Eduardo da Silva na Inglaterra. Ele se jogou com estilo na área em uma partida do Arsenal, conseguiu o pênalti, que ele mesmo converteu, e depois foi punido com um gancho de dois jogos no tribunal. Mas seu time recorreu e evitou a punição. Legal, né? O cara frauda o resultado da partida e se dá bem.

Não sou favorável à anulação da partida ou a um novo jogo. Se o árbitro roubou ou foi enganado na hora, infelizmente, já era. Mas deixar que essa prática de simular faltas e fazer gols irregulares deliberadamente fique impune, pra mim, é um absurdo. Se um jogador que é pego pelas câmeras dando uma porrada fora do lance ou um juiz que faz merda - vide a algoz do Botafogo, Ana Paula - são punidos nos tribunais, por que não esses pulhas que ficam se achando "espertos"? Vamos deixar a "Lei do Gerson" vigorar eternamente? Eu, particularmente, tô cansado de ver esses jogos com os caras caindo em campo o tempo todo, inventando que foram agredidos ou se contundiram. Mas, se não são punidos - pelo contrário, provocam expulsões dos adversários ou são plenamente beneficiados com a cera -, por que vão parar com isso?

Pra mim, a graça do futebol está em ver golaços, dribles, partidas disputadas na bola e com ousadia, e não essa palhaçada cada vez mais disseminada em campo. Tudo bem que quase todos os árbitros são ruins e mal-intencionados, mas os jogadores também são uns fdp, além dos técnicos que os instruem a fazer isso.

Eu ainda acho que, assim como no tênis e no futebol americano, deveria haver a possibilidade de uns dois desafios durante a partida em lances capitais, para que se checasse no vídeo o que houve realmente. Podem argumentar que isso iria parar demais o jogo, mas o jogo já para mesmo nessas situações, por causa da confusão que rola, ou em qualquer marcação de pênalti, ou quando um mané fica uma eternidade se contorcendo em campo, como se fosse morrer. Sei que não vai evitar sacanagens, mas acho que melhoraria muito o jogo.

Nenhum comentário: