penta tri, a hegemonia é o nome da indelével obra audiovisual erguida pelos rubro-negros raphael vieira & gabriel mendes.
pode-se dizer que se trata de um "documentário".
o filme traz, em longa-metragem, os bastidores de "fatos verídicos".
mas a imparcialidade e o distanciamento objetivo passaram longe.
e penta tri, o filme, nos fala de poesia.
como é bonita essa opção pela poesia...
penta tri, para poder ser o mais poetiko possível, deixa um pouquinho de lado o que se viu em campo durante o karioca-2009, um certame que teve risível nível técnico - basta ver que o vaisco da gama está na segunda divisão, o fluminense já está voltando a ela e o botafogo periga ir pra lá daqui pra pouco.
o flamengo, assim, e peço desculpas à enorme freguesia pela sinceridade, não estava a disputar o título estadual com o botafogo de ney frango, o inesquecível time de maicossuel & reinaldo. nã. o flamengo estava a disputar o título contra si mesmo - e estava a desafiar a história do desporto no rio de janeiro. o que estava à mão, além do triplovice alvinegro, era um inédito penta tricampeonato estadual & a hegemonia do futebol no estado. só isso.
penta tri, o filme, tem essa vocação para o registro historiko.
e o fluminense (ex-líder de títulos) e o botafogo (vice vice vice) e o vaisco (sempre coadjuvante) são escanteados na narrativa. estamos a acompanhar, aqui, o encontro do chorão cuca com a glória rubro-negra depois de anos de atraso. principalmente, estamos a ver um time que levou uma chapuletada do rezendão recobrar o amor próprio e a dignidade...
hollywood não faria melhor.
o galã fabio luciano foi alçado ao estrelato cinematographiko pela condição de capitão-em-derradeira-missão. e o canastra bruno zousa banca o heroi no final, por conta dos penalties e tal. mas, entre os personagens da façanha, brota límpida a imagem de ronaldo angelim. nosso grande beque quase vai às lágrimas na entrevista, ao falar da companhia de fabio luciano.
angelim é isto: jogador profissional que, em 2009, mareja os olhos ao falar do colega. não é de se admirar alguém assim?...
penta tri, de resto, é uma produção outsider. tipo john cassavetes. sem direito às imagens supimpas da rede globo e sem aquelas cameras de cinema em 35mm para os melhores angulos. não é canal 100. é tudo meio tosco, como o futebol daquele time, mas com muita inspiração & paixão. por isso, não poucas vezes, a camera abandona os jogadores em campo exactamente no climax da acção... e aponta para as arquibancadas do marakas.
é ali, nas arquibancadas, onde mora o mais querido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário