quinta-feira, 22 de outubro de 2009

flamengo: can we get there from here?

os amigos me permitam um momento ou dois, que me espicharei a respeito do clube de regatas do flamengo, de sua soberba e dos seis pontos que (hoje) o separam do líder do kampeonato brazileiro-2009. seis pontos podem ser três no domingo.
ao enfileirar quatro jogos & apenas um uniko ponto ganho, o palmeiras permite que até mesmo o flamengo tenha chances matemáticas-e-técnicas de pensar em título nacional. meu assombro aqui é porque o quinto lugar do flamengo, teorikamente, daria pouco peso para um sonho desses. são apenas oito jogos pro certame fechar - sete pro palmeiras. fala-se de flamengo, a esta altura, menos por essa localização pouco privilegiada e mais por sua recente boa fase de vitórias & exibições convicentes.
o diabo é que esse não é um duelo flamengo vs palmeiras apenas. no meio dos dois postulantes, encontramos o atletico mineiro e o internacional, que não encantam ninguém, bem verdade, mas que estão ali no pelotão da frente há meses e meses. mesmo que tenham tido recentes resultados ruins, ambos mostram, no mínimo, regularidade - algo que pode ser definido como o oposto do fla ao longo da competição. e também temos ali na disputa o são paulo - que encanta menos ainda, mas que é bem mais calejado nessa brinkadeira do que todos os demais (três títulos em três anos, sabemos).
uma coisa é tirar seis pontos de diferença de um time para outro. bem diferente é tirar esses seis pontos e ainda se manter mais regular que outros três.
o certo é que esse momento de "vamos mengão, vamos mengão" certamente inflama a torcida, mas pode também inflamar o ego. seria a hora do salto alto, da soberba, de achar que é o f*da. tão importante quanto meter pet no time (alguem sente falta de kleberson?) e manter andrade com moral, foi a atitude do presidente interino delair dumbrovsk de forçar a demissão de kleber leite. esse imbecil, em momentos assim, adorava falar besteira pros microfones e fazer joguinhos de bastidores entre os reporteres chegados. na falta de kleber, braga está sozinho nesta luta. e já fez das suas. o que levantou o ponto soberba para o debate.
mas, pelo que sinto da gávea hoje, braga não se intromete mais como fazia antes. mesmo assim é fundamental neste momento deixa-lo vigiado pela assessoria de imprensa. vinte e quatro horas. e andrade, sabemos, não é de fazer festinha. pet está numa fase cool invejável. e a presença de p*tos velhos como ronaldo angelim, maldonado e mesmo o imperatore adriano me permite crer que esse espírito braguense não entrará em campo.
a ver os ultimos resultados do time: nem o empate com o vitoria, nem o empate com o inter foram causados por esse tipo de troço. nem mesmo a última derrota - pro hawaii, nosso pior momento - teve origem próxima a isso. aquele era um time de juniores.
o ponto é: flamengo não pode perder.
e o resto, o resultado dos outros, tem que se encaixar numa onda de acaso. mas primeiro e definitivo: não perder.
os próximos trës jogos são fundamentais e os trës precisam ser ganhos:
ganhar do botafogo no engenhas, ganhar do barueras em são paulo e ganhar do santos no marakas.
é isso. nove pontos fundamentais.
para só então poder fazer uma finalíssima com o atlético mineiro no mineirão. este é O jogo.
em seguida, o fla pega o nautiko praticamente rebaixado em recife, o goyas praticamente alijado no rio, o desencanado corinthians no pakaembas e o sempre hostil gremio no marakas. desses quatro compromissos, corinthians e gremio são os mais cascudos, são jogos interessantíssimos. mas é preciso manter-se vivo, bem vivo, até lá.

Nenhum comentário: