sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

grandes heróis do hexa: bruno & os malas

te confesso que não sei se eles seriam heróis ou, talvez, anti-heróis do hexa:
bruno zousa, leo moura & juan maldonado.
três pesadas malas que tiveram participações bem irregulares na campanha do clube de regatas do flamengo neste brazileiro-2009.
bruno zousa, a exemplo do estadual, fechou o certame nos brazos do povo. se catou penalties em jornadas épicas, antes comera perus constrangedores. e nos constrangeu também com palabras.
depois da partida contra o goyas, aquele 0 x 0 com gosto de morte num marakas lotado, falou bobagem sobre a torcida, sobre a pressão da torcida, e teve que passar o resto da semana dizendo que não era bem aquilo.
suas lambanças fora de campo (p*taria em betim, p*rrada na mulher) são bem conhecidas e parecem refletir o maior problema de bruno zousa na grande área: achar-se muito.
perceba que muitos de seus frangos nascem disso e, não custa lembrar, no jogo contra o gremio, ele entrou numas de querer driblar um atacante oponente, na bica da área, e quase, quase, pôs tudo a perder.
pelo menos a esta altura da temporada, bruno zousa já deve saber quem é andrade.
leonardo moura e juan maldonado foram tão problemáticos quanto bruno neste brazileiro... e bem menos decisivos...
juan, outro sujeito esquentadinho dado a desautorizar seus superiores, já arranjava problemas nas internas desde o estadual.
ao longo do brazileiro, a saída de juan do time - contusão - e a entrada do garoto éverton foram fundamentais para andrade consertar a equipe taticamente. quando juan voltou, everton por sua vez machucado, se revelou ponto frágil. pouco explorado por nossos adversários. sorte.
leo moura, assim como juan, tanto (não) fez que ouviu muitas e muitas vaias a cada vez que pegava na bola. o auge do confronto de moura com a nação deu-se no flamengo x nautiko do primeiro turno. nosso (anti) herói meteu um gol de empate, modesto empate, e saiu xingando e mandando a torcida calar a boca.
logo depois arranjou uma contusão - ele também - e ficou um tempo de molho enquanto tentava descolar uma transferência para o então cska moscou de zico...
sem querer me esticar mais nesta já comprida chronicle, só queria meter o andrade aqui agora.
por interessante perceber como andrade fez o poder do time mudar de mãos. aproveitou a má fase física/técnica/moral de ambos os laterais para abandonar um padrão de jogo há muito manjado.
ao mesmo tempo, manteve a brazadeira de capitão com bruno zousa, mas visivelmente mudou o nucleo de comando da gávea. bruno, leo & juan, me parece, perderam a ascendência para um novo trio: ronaldo angelim, petkovic & maldonado.
interessante acompanhar no que isso vai dar na temporada 2010.
(até porque, posso estar sendo leviano, mas acho que bruno, leo & juan se esforzaram um pouquito além da conta na hora de derrubar cuca. ou alguém acha normal o fla levar de cinco do c*ritiba e tomar quatro gols do esporte recife em oito minutos? estamos falando de dois times solenemente rebaixados no mesmo certame em que o flamengo foi campeão... abre o olho, andrade.)

Nenhum comentário: