sexta-feira, 26 de março de 2010

Os 23 do CBET: O Imperador, o melhor do momento e a seleção do tanto-faz

A penúltima enquete sobre os 23 jogadores que os leitores, comentaristas e escribas do CBET levariam ao Mundial da África do Sul foi no mínimo reveladora. Na votação sobre quem seria o segundo atacante reserva do Brasil, uma disputa acirrada até o último momento. E na humilde análise deste que vos escreve, foi justamente "o momento" que deixou o Imperador Adriano à frente do jovem Neymar, o rei dos bambalas.

Na verdade, de algumas semanas para cá, a vida pessoal do atacante do Flamengo ganhou as páginas do noticiário de fofocas de todos os jornais e muita gente já começou a contestar a presença, antes dada como certa, do Imperador na África do Sul. Bastaram os temas Chatuba, cachaça em excesso, mulher na árvore, Love com metralhadoras e festerês no morro saírem da pauta para que o aspecto esportivo de Adriano voltasse aos destaques.

Com média superior a um gol por jogo (e isso considerando, além dos bambalas, que ele andou fazendo gol nos grandes do Rio e na Libertadores), o camarada meteu mais dois ontem no simpático Tigres do Brasil. E acho que isso foi suficiente para que, na curta memória do torcedor brasileiro (neste caso, graças a Deus, porque, na boa, foda-se se ele toma duas ou três cervas por dia, se ele ainda assim corresponde em campo), ele fechasse a enquete em primeiro lugar, com 25% dos 52 votos. Neymar, a alegria do Paulistão e que ainda não foi submetido à exposição pública que é jogar com a Amarelinha, teve a simpatia expressiva de 21% dos votantes. Ronaldo e Fred, às voltas com contusões e falta de uma boa sequencia de jogos, ainda obtiveram 9% da preferência CBETiana. Outros votados foram Marcelinho Paraíba (7%), Diego Tardelli (7%), Alexandre Pato (7%), Rafael Sóbis (3%), Afonso Alves (3%), Hulk e Amauri (1%). Ninguém votou em Grafite, Jô, Vágner Love ou na opção "Nenhum dos nomes acima".

Mais reveladora ainda foi a enquete sobre o primeiro reserva de meio-de-campo avançado. Defendo a tese de que os nomes atuais que são execrados por boa parte dos torcedores - como Julio Baptista e Elano, por exemplo - o são muito mais pela exposição de terem jogado pela Seleção sem arrebentar ("matar a pau") do que pela deficiência técnica dos sujeitos em si. Acredito ainda que, por conta disso, caras que nunca jogaram porra nenhuma quando tiveram (várias) chances e depois foram relegados ao esquecimento merecido (Diego,Alex - na boa, ainda acho isso uma piada nos dias de hoje) ou nomes longe de serem unanimidades (Diego Souza, Hernanes e outros) mas que nunca tiveram muitas chances acabam sendo vistos como uma solução-tampão para o eterno problema de criação do Brazzzzzzil - porque não estão mais ali, dando a cara a tapa como convocados do Dunga.

Na minha humilde análise, portanto, o resultado desta enquete reflete exatamente isso: Julio Baptista, com uma respeitável ficha de serviços prestados ao time de Dunga nos últimos anos, parece nome certo no Mundial. E aqui, por uma diferença mínima, ele levou a melhor sobre os concorrentes nesta posição. com 23% dos 39 votos. Como prova de que não é só o Dunga que acompanha campeonatos obscuros, Alex, do Fenerbahce ainda fechou em segundo com 20%, mesmo percentual, vejam vocês, que a opção "nenhum dos nomes acima".

A margem de erro, porém, é mínima e provavelmente se eu fizer essa enquete de novo, o resultado pode ser completamente diferente. Não pela empolgação com muitas nomes, creio. Mas sim, muito provavelmente, pela falta total de alguém que "esteja matando a pau", para repetir aqui minha tese, encampada com ardor pelo amigo db em todos os seus comentários. Imagino o que não virá na última enquete, que apontará o último homem de meio-de-campo avançado que irá ao Mundial.

Ah, outros nomes votados foram Hernanes (10%), Elano (7%), Diego (7%), Diego Souza (5%) e Mancini (5%). Daniel Alves não foi votado como opção para o meio-de-campo.

Com isso, os 23 do CBET para o Mundial já são 22:

Goleiro titular – Júlio César (Internazionale)
Goleiro reserva – Victor (Grêmio)
Terceiro goleiro – Rogério Ceni (São Paulo)
Lateral-direito titular – Daniel Alves (Barcelona)
Lateral-direito reserva – Maicon (Internazionale)
Primeiro zagueiro titular - Lúcio (Internazionale)
Segundo zagueiro titular - Thiago Silva (Milan)
Primeiro zagueiro reserva - Juan (Roma)
Segundo zagueiro reserva - Luisão (Benfica)
Lateral-esquerdo titular - Marcelo (Real Madrid)
Lateral-esquerdo reserva - André Santos (Fenerbahce)
Primeiro homem de meio-de-campo titular - Gilberto Silva (Panathinaikos)
Segundo homem de meio-de-campo titular - Ramires (Benfica)
Primeiro meio-de-campo avançado - Kaká (Real Madrid)
Segundo meio-de-campo avançado - Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Primeiro atacante titular - Luis Fabiano (Sevilla)
Segundo atacante titular - Robinho (Santos)
Primeiro homem de meio-de-campo reserva - Felipe Melo (Juventus)
Segundo homem de meio-de-campo reserva - Kléberson (Flamengo)
Primeiro meio-de-campo avançado reserva - Julio Baptista (Roma)
Primeiro atacante reserva - Nilmar (Villareal)
Segundo atacante reserva - Adriano (Flamengo)

Resta uma última votação, que, por conta de tudo o que disse acima, acredito que terá um resultado muito peculiar: quem você acha que deve ir ao mundial como segundo reserva no meio-de-campo avançado, para fazer companhia a Kaká, Ronaldinho Gaúcho (titulares) e Julio Baptista (reserva)? A votação está no ar e se encerra na noite de segunda-feira.

Nenhum comentário: