sexta-feira, 26 de março de 2010

Pela final, Rio descarta o restante da Copa


Tamanho da letra


Da redação

O Rio de Janeiro pretende abrir mão de 63 partidas da Copa 2014 em troca do jogo final, da sede administrativa da Fifa e do centro de mídia da competição. A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que ouviu ontem (25) o secretário municipal para a Copa e a Olimpíada 2016, Ruy César, em palestra do Metrô Rio.

“Cada cidade postulou a realização de uma parte do evento. O Rio se candidatou à realização do jogo final”, disse César, que é responsável pela preparação da cidade para os megaeventos.

Segundo o jornal, a opção da prefeitura por realizar somente a final na cidade é uma estratégia para não congestionar o trânsito do Rio durante o restante da competição. Durante o Mundial, a capital fluminense abrigará a sede da Fifa, o centro de mídia e os treinos da seleção brasileira.

Maracanã
O palco dos jogos da Copa no Rio será o Maracanã. O estádio passará por reformas orçadas em R$ 600 milhões, mas está com o cronograma atrasado em relação aos prazos da Fifa.

O projeto do estádio foi alterado diversas vezes devido a indefinições do governo fluminense. Isso atrasou a licitação para o início das obras, cujo lançamento está indefinido. Complica mais a situação do Rio frente à Fifa a decisão da Secretaria do Esporte de interditar o Maracanã somente depois do Campeonato Estadual, em 2 de maio, ou em agosto caso o Flamengo chegue à final da Libertadores da América.

O Maracanã ficará em obras ao menos até dezembro de 2012. Enquanto isso, será substituído pelo Engenhão, que apresenta cerca de 30 problemas estruturais como revelado anteontem por um jornal carioca.

Nenhum comentário: