quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pesquisa Datafolha - uma análise pelo menos inteligente

Já que a onda agora é medir torcida de futebol por pesquisas do momento, como se elas refletissem a realidade (alguém me explica a metodologia, por favor) de forma "incontestável" - não as invalido, mas é muito casuísmo achar que torcida do Corinthians se equipara à do Flamengo por conta de um levantamento destes -, nada mais justo que uma análise sóbria do significado destas pesquisas. Saiu no "Olha crônico esportivo". Vejam alguns trechos:

Essa nova pesquisa foi feita nesse mês corrente, somente quatro meses depois da pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2009 e abordada por este Olhar Crônico Esportivo em detalhes no início desse ano.

A matéria destaca o uso de Ronaldo pelo Corinthians para atrair torcedores, que pode ser, de fato, um diferencial, assim como pode ter sido igualmente um diferencial o título conquistado pelo Flamengo no momento da realização da pesquisa de 2009.

É importante ter em mente que resultados de pesquisas precisam ser vistos, sempre, dentro de uma sequência, que quanto mais longa for mais sólida será. Uma única pesquisa pode ser influenciada por uma conjuntura qualquer, favorável ou desfavorável, o que não a invalida, logicamente, mas também não permite esquecer que a pesquisa retrata um momento. É como a fotografia de uma paisagem. Numa foto pode ter uma nuvem, na outra não. E embora os torcedores que gostam de intitular-se autênticos não gostem, torcidas são, também, como paisagens: mutáveis.

Antes de encerrar: 25% dos brasileiros não torcem por nenhum time de futebol.

Texto completo abaixo:

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