sexta-feira, 30 de julho de 2010

As chances de SLOT ou: que vença o pior!


Depois do vexame protagonizado pelo tricolor paulista no Beira-Rio, cabe contar os mortos e ver o que se pode fazer para que um arremedo de time ganhe o torneio mais importante das Américas. Eu já havia comentando algo assim em situação bastante análoga antes do primeiro jogo contra o Cruzeiro. Slot levar um time a um título desse quilate é um desafio à lógica e à ciência.

Contra o Inter, o que vimos foi um time inferior taticamente, fisicamente e tecnicamente, jogando contra um time fortemente confiante e embalado, parecendo a Espanha na Copa. Toque scurtos, ataques em bloco, próximos à área. Como a Espanha, ganharam de 1x0.

O São Paulo de Slot adotou uma das posturas mais cretinas e covardes que já vi em toda minha vida enquanto torcedor de futebol. Não parecia, deliberadamente, haver interesse em atacar. O time entrou em campo passando a impressão de desejar exatamente empatar de 0x0, considerando perder de 1x0 um resultado razoável e "seguro" (espero que eles estejam se sentindo assim agora). Jogadores bissextos como Marlos, Dagoberto e Hernanes foram anulados pela determinação colorada. Poucas vezes se vê uma aproximação tão literal da expressão "não jogar nada". O São Paulo apresentou antifutebol, digno do time da Suíça (copyright Guga Marcondes), e saiu com uma derrota magra debaixo do braço.

Diante disso e considerando que inúmeras vezes o futebol presenteou os piores com resultados injustos, quais as chances do São Paulo? Levantemos pontos contra e a favor.

Pontos contra:

* O time voltou da Copa fora de esquadro, violento, sem orientação tática e confiança, chutando bolas pra frente, e com capacidade ofensiva quase nula. Tem sido assim nos últimos 5 jogos. Difícil pensar que algo vai mudar.

* O Inter avança com moral de campeão, com um time reconhecidamente forte e com conjunto, renovado por um técnico competente e cheio de ganas para vencer. Além disso, não tomou gol fora de casa.

No que o torcedor sãopaulino deve se escorar, ou (forçando a barra) "pontos a favor":

* O futebol já premiou equipes horríveis, inclusive do São Paulo. Há registro de muitos campeões aos trancos e barrancos. São Paulo 1977, Itália 2006, Itália 1982, Itália 1938, Itália 1934. É só um jogo, catzo! É sempre possível contar com uma cagada. Ex: Inter perde 40 gols, RC faz 35 defesas e um gol de falta leva aos penaltis, etc.

* 1x0, desculpa colorados, foi um resultado magro. Não matou no primeiro, vamos ver se a bola pode punir pela incompetência no ataque. Sabemos disso por experiência própria. Derrotamos o Flu por 1x0 em 2008 e perdemos de 3x1 na volta. Derrotamos o Grêmio por 1x0 em 2007 e perdemos por 2x0 na volta.

* Jogadores como Hernanes, Marlos, Dagoberto, Junior César (e aparentemente Fernandão), como disse, são bissextos, ou seja, de tempos em tempos fazem partidas brilhantes. Todos jogarem bem ao mesmo tempo é mais raro ainda, mas pode acontecer. Posicionamento dos astros no céu, efeito nostradamus, não sei. Temos que depositar a fé em alguma coisa, independente de Slot.

* O São Paulo, desculpa colorados, tem mais camisa que o Inter. Decidiremos no nosso palco, o Estádio do Morumbi, aquele que está fora da Copa. Não é sempre, mas muitas vezes na Libertas a camisa pesa. Aquelas estrelas não tão na camisa do São Paulo à toa, apesar do Slot. Sempre há a chance de Rogério Ceni ganhar um jogo sozinho.

* RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR.

Boa sorte a ambos e que vença o pior!! (and keep on slotting!)

(p.s.: esta imagem de SLOT [apelido criado no CBET!], aka Ricardo Gomes foi retirada de um texto de Daniel Perroni do globoesporte.com, comprovando cada vez mais a notoriedade internacional do digníssimo blog!)

7 comentários:

Guga Marcondes disse...

RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR. RICHARLYSON NÃO VAI JOGAR.

Felipe disse...

Pô, Itália campeã aos trancos e barrancos em 1982? Eles ganharam simplesmente dos três campeões mundiais anteriores (Alemanha, Argentina e Brasil) e ainda despacharam a Polônia, uma das melhores equipes europeias à época. Forçou.

Rodolfo disse...

O problema é essa esperança ridícula que não vai embora mesmo depois de uma partida pífia.

DB disse...

a slovakia e a africa do sul ganharam dos dois campeoes mundiais recente. essa estatistica tem vicio de origem. conta outra, white

john disse...

eu entrego os pontos. o fato é: o time não MERECE ganhar

Ciro disse...

John exige futebol arte até mesmo do seu clube, e não só da seleção! Isso sim é torcedor exigente

Ciro disse...

Presidente, sabemos o apreço que o senhor tem pela histórica seleção (italiana) de 82, mas vamor abrir uma licença poética pra não perder o modesto efeito da piada, né?