sexta-feira, 16 de julho de 2010

Franquias White Elephants em pauta

Na Folha de hoje:

Não há dúvida de que a Fifa acerta em muitas de suas reivindicações com vistas ao evento. É preciso, sem dúvida, avançar em infraestrutura, transporte e comunicações para que o Mundial possa ser realizado a contento.
Bem diferente é apresentar requisitos por demais custosos ao poder público com vistas à realização de uma única partida de futebol. Outros países que patrocinaram mundiais, como a Alemanha, já se depararam com situações análogas e refutaram as exigências exorbitantes da entidade.
Além de conceder à Fifa discutíveis isenções fiscais para lucrar com a Copa, o poder público, em suas diversas esferas, flexibiliza licitações, acena com empréstimos a juros camaradas e investe diretamente na construção de estádios que podem se transformar, ao fim do torneio futebolístico, em "elefantes brancos".
O péssimo exemplo dos Jogos Panamericanos do Rio já mostrou como a irresponsabilidade de alguns é capaz de manipular o entusiasmo de muitos e produzir descalabros com o dinheiro de todos. Menos mal que São Paulo não se incline a fazer esse papel.

5 comentários:

Felipe disse...

White???

Alan disse...

Poderiam se decidir logo se SP se presta ou não a "fazer esse papel". Porque esse assunto já encheu a paciencia.  Uma hora, os jornalista dizem categoricamente que será feito um estádio público "já estando tudo acertado" outra hora SP não se presta "esse papel". Quando vão decidir logo de uma vez?

the beat disse...

eu sou a favor da copa de 2014 pois sou um bom brazileiro

the beat disse...

nao antes das elections

Mr Rabbit disse...

Boa mesmo é essa matéria do Valor, que até onde vi teve muito pouca repercussão. Sabe como é, saiu dias antes da Copa começar...

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/6/1/perdas-a-vista-com-estadios-da-copa-2014

"<span>Os 12 estádios que serão palco da Copa do Mundo de 2014 podem virar elefantes brancos sem um plano de negócios que amplie as fontes de recursos e dobre o número de torcedores, revela estudo da consultoria especializada Crowe Horwath RCS. Para dar lucro, um estádio no Brasil com cerca de 50 mil lugares e custo médio de construção de R$ 500 milhões (padrão Fifa) precisa gerar receitas líquidas anuais a partir de R$ 10 milhões por até 20 anos. Para isso, a taxa de ocupação dos estádios teria de subir dos atuais 40%, alcançados no campeonato brasileiro de 2009, para os 80% a 90% registrados nas competições da Europa."</span>

Entre eles, o de Brasília, obviamente.