quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O garoto de 30 milhões de euros

Bernardo Scartezini

Neymar já passou pelo Real Madrid. Viajou com o pai para ver se gostava de lá. Tinha apenas 14 anos. Pediu para voltar depois de uma semana. A diferença agora é que, se for para o Chelsea, não vai ser tão fácil...


O garoto Neymar tu conheces. Roman Abramovich também o conhece. O obscuro e arquimilionário dono do Chelsea botou uma grana pesada em cima da mesa. Agora o pessoal do Santos quer convencer ($$) o menino a ficar por aqui um pouco mais. Ele ficou de pensar, dar resposta até amanhã. A família de Neymar acha que seria uma boa ($$) ele ir para a Inglaterra. Neymar parece confuso. Dia desses, bateu boca com jornalista, à toa, por conta dessa história. O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, admite que o guri muda de opinião a todo momento. Neymar tem 18 anos de idade.

Manhã de domingo, Chelsea na tevê com o West Bromwich, primeira rodada da Premiere League. Atual campeão, o Chelsea abriu a temporada no mesmo ritmo da anterior. Meteu seis gols — três do marfinense Drogba, dois do francês Malouda e unzinho do inglês Lampard. Eu fiquei vendo aquele time jogar, jogar muito — e a me perguntar: o que faria Neymar por lá?

O mais bobinho deles pegou 18 jogos de suspensão: Anelka foi afastado da seleção francesa por xingar Raymond Domenech em África-2010. O capitão Terry, titular absoluto da equipe e reserva moral do clube, caiu em desgraça ao ser pego com a mulher de outro. E vale lembrar que o sabichão Luiz Felipe Scolari, campeão mundial e o escambau, só durou oito meses ali. Perguntado sobre a breve passagem de Felipão, Terry disse que até gostava do treinador — “eu e mais dois ou três”.

O genioso Ballack não está mais no Chelsea, voltou à Alemanha. Mas talvez o clube ainda seja ambiente hostil para um garoto abusado como Neymar, que chegaria com o moicano em riste & as canelas franzinas.

Na verdade, te confesso que nem sei o que acharia pior: Neymar ser sabotado pelos donos do pedaço ou ser adotado como malinha júnior pelos malas seniores.

A ver o time do Santos. Boa parte de sua graça está/esteve no clima entre os garotos, a bailarem antes e depois de cada gol. Um ar colegial que deu nova vida ao opaco futebol guerreiro, futebol brahmeiro que pairava ao redor. E Mano Menezes, como tantos outros, reconheceu essa virtude imensa e chamou a turma para o time nacional. Neymar, tratado com todo o carinho no Santos, chegou à Seleção também com jeitinho.

E saberão cuidar do garoto lá em Londres?

Devia ser essa a pergunta a interessar a Neymar e sua família — e a mim, a ti, a todos os amantes do futebol. Seria uma pena Neymar se perder por aí.

Neymar tem em Robinho um amigo escolado. Robinho, então sob orientação do mesmo empresário de Neymar hoje, deixou o Brasil aos 21 anos, já bicampeão nacional, para gramar no Real Madrid de Raul & Guti. Pediu para ser vendido ao Chelsea, parou no Manchester City, foi emprestado ao Santos, agora periga parar no Fenerbahçe, no Schalke 04. Robinho ainda não é — talvez nunca seja — o jogador que poderia ser.

Neymar também já passou pelo Real Madrid. Ele viajou com o pai para ver se gostava de lá. Tinha apenas 14 anos. Pediu para voltar depois de uma semana. Agora a diferença é que, se for para o Chelsea, não vai ser tão fácil...

Bernardo Scartezini escreve às quintas-feiras no Super Esportes

6 comentários:

Felipe disse...

É por aí mesmo. Não tem sentido algum o cara ir depois de um campeonato paulista e uma copa do brasil.

Mesmo o Robinho, voando em campo, ainda ficou pra ganhar dois brasileiros e ganhou muita projeção, pelo menso aqui, antes de forçar a barra pra vazar - ressalte-se, pelo mesmo babaca do Wagner Ribeiro que agora tenta forçar pro Neymar ir embora.

A gente critica dirigente pacas, mas há de se elogiar a postura do Santos, que está nada mais do que cumprindo as regras e ainda apresentando projetos, dando condições pro camarada continuar no Brasil. Com salário de R$ 300 mil pra quem tem 18 anos, está nas graças do povo, de todos os times e do tecnico da seleção e num time que ja esta na libertadores do ano que vem, poxa, custa o cara usar um pouco a cabeça?

Unknown disse...

mas aí que tá...18 anos e com a inteligência dele, acho difícil usar a cabeça.

Passos disse...

Cara, deixa perguntar uma coisa: Quantos brasileiros deram realmente certo em Inglaterra? Ao ponto de virarem ídolos e terem uma pontinha na história. Que eu me lembre, nenhum.
Neymar, com aquele corpo dele não vai dar certo por lá. A técnica não ganha da força e contato fisico, não 50 ou 60 jogos.

O português Cristiano, nos seus primeiros 3 anos de Inglaterra praticamente só fazia treino fisico. E quando acabavo os treinos ficava lá, sozinho, treinando 2, 3, 4 horas a técnica, o chute e outras cositas mas.

Ai eu te pergunto, Neymar, ou qualquer outro desses moleques do futebol brazileyro seria capaz de deixar o lado tranquilão e brincalhão que faz sucesso por estas bandas, e provavelmente continuará fazendo enquanto jogar por aqui, para se focar desse jeito?

Renato disse...

Execelente! Melhor análise que li sobre o caso.

berna beat disse...

tudo caskata

Guga Marcondes disse...

Excelente Berna. Esta semana você estava inspirado!