sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pesquisa Lance!-Ibope

16.010.429
habitantes tem o Estado do Rio de Janeiro

7.080.583
torcedores tem o Club de Regatas Flamengo

6.186.710
habitantes tem a cidade do Rio de Janeiro

2.769.986
torcedores tem o Clube de Regatas Vasco da Gama

1.587.295
torcedores tem o Fluminense Football Club

1.447.240
torcedores tem o Botafogo de Futebol e Regatas

Em relação aa última pesquisa Ibope-Lance!, datada de 2004:

- Club de Regatas Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, tricampeão carioca, campeão brasileiro, deveria aumentar sua torcida, certo? Pois, perdeu 2,8% de seus torcedores (48,3% - 45,5%);

- Clube de Regatas Vasco da Gama, perdeu Copa do Brasil pro Club de Regatas Flamengo, caiu para a segunda divisão, viu morrer seu presidente vitalício, mas só sofreu com a perda de 0,2% de seus aficionados (18% - 17,8%)

- O Fluminense Football Club, vice da Libertadores, vice da Sula, ambas para a expressiva LDU-ECU, ganhou um carioca contra o Voltaço-aço,fugiu de dois rebaixamentos na bacia das almas, ganhou uma Copa do Brasil, e cresceu sua torcida em 1% (9,2% - 10,2%)

- O Botafogo de Futebol e Regatas, perdeu três campeonatos cariocas para o Club de Regatas Flamengo, descobriu um crack em Taguatinga e ficou em quarto na Copa do Mundo de seleções, disputada em junho/julho últimos, na Soufáfrica, competindo com o Uruguay amealhou 0,1% a mais de fans (9,2% - 9,3%)

20 comentários:

Felipe disse...

Cadê a galera do Macaé?

Zethi disse...

Boa, DB. Mas o CBET não leva pesquisas a sério.

Felipe disse...

Não dá pra levar a sério pesquisas que somem com 2 milhões de torcedores em dois meses. E ainda mais uma que diz que tem tanto torcedor do corinthians quanto do flamengo brasil afora.

E, como disse varias vezes, é muito dificil medir qualitativamente a quantidade de torcedores dos times. É muito diferente de medir uma pesquisa eleitoral.

DB disse...

eu acho que alguem se locupletou dessa pesquis para ganhar diñero

Freire disse...

Zethi, na boa, não dá pra acreditar naquela pesquisa do empate técnico. Tá aí o tricolor e anti-flamenguista Felipe pra dar o exemplo.

cm disse...

joakin horroriz falou ontem em debate que as pesquisas mostram sua vantagem de 300 mil votos para o segundo colocado.

e aí, o melhor é o que tem mais?

Felipe disse...

Joaquim roriz disse que um lote em samambaia vale o mesmo que um lote no plano piloto. Entao eu acredito que o Macaé tem o mesmo peso que o Botafogo na pesquisa.

berna beat disse...

"clube de regatas do flamengo"

DB disse...

"clube dos mangas-largas-marchadores do flamengo"

Zethi disse...

Freire, o CBET não acredita em nenhuma pesquisa - não só aquela - por pura falta de entendimento técnico do que é... uma pesquisa. Com margem de erro e etc. Mas eu desisti. Deixa quieto. Tenho mais o que fazer.

Felipe disse...

O lance, Zethi, é que você se baseou numa pesquisa isolada para mostrar um fato que é surreal e obviamente fora de realidade: o Corinthians tem quase tantos torcedores quanto o flamengo. Se isso fosse uma tendenencia de dez pesquisas feitas em dez anos, dava pra acreditar. Mas dois meses deposi os dados eram bem diferentes. Entao, NAQUELA PESQUIISA, nao dava pra acreditar.

Eu nao posso falar pelo CBET inteiro, mas entendi perfeitamente as metodologias das pesquisas. E acho que AQUELA (e não todas) as pesquisas estava nitidamente errada.

é isso. Abs

DB disse...

e as pesquisas de opiniao do datafoda-se do cbet, para escolher o time titular para a copa?? foram impugnadas antes do fim

Felipe disse...

Um entre os 23 itens foi fraudado, mas o prestativo Fabinho tratou de divulgar os resultados da mesma que, se nao me engano, tinha 80% de seus nomes batendo com os convocados na ocasião.

DB disse...

quer dizer que tunga e nós, do cbet, estamos no mesmo nível

Zethi disse...

Não, Felipones. Depois daquela pesquisa - que não tinha nada de mais, apenas o título esquentava a matéria, o que era um erro - eu colei outras tantas pesquisas.

Tinha gente aqui dizendo que o Corinthians não tinha a segunda maior torcida do Brasil. Quando TODAS as pesquisas feitas no Brasil nos últimos 15 anos mostram isso. Assim como o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Sempre com uns 5% ou 6% acima do Corinthians.

Teve gente que chegou a dizer que o Vasco tinha mais torcedor que o Corinthians.

Nesse momento, saí do debate e deixei quieto. Tenho muito mais o que fazer.

Zethi disse...

E tem mais. Se uma pesquisa mostra hoje que um time tem 10% de torcedores (com 2% ou 3% de margem de erro) e daqui a 3 meses mostra que o time tem 8% (com 2% ou 3% de margem de erro), o time não "perdeu" dois milhões de torcedores, como você diz. Está tudo dentro da margem.

Quando a pesquisa mostrou 10%, poderia ser 8%. E quando ela mostrou 8%, poderia ser 10%. Ou seja, a torcida tá do mesmo tamanho em duas fotografias diferentes. O que importa, em pesquisas de opinião, é a série histórica.

E na série história é Flamengo, Corinthians, São Paulo. Isso não se discute. Mas, aqui, discutiram. Com isso, deixei o debate. Quando sai do racionalismo, eu prefiro me omitir.

luiz fer disse...

vixi....cagaram na roupa....rs
E o pior é que 80% da seleça do CBET bateu com a do Bunga!!

Hilário

john disse...

que fique claro: minha seleção bateu longe da do d*nga. pelo menos esse orgulho eu levo na vida.

Unknown disse...

Foi homologada no TSE? opa STJD?

vasco jonez disse...

pesquisas? pffff..ridiculas