segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

No rescaldo...

Prometi a mim mesmo antes do Marcondes postar o seu texto: não iria exaltar o Flamengo por uma conquista que ainda está pela metade, já que ainda temos a Taça Rio e a grande final. Por isso, já sabia de antemão que não iria postar nada antes da poeira abaixar, ou melhor, do fogo apagar.

Contudo, as reações do dirigente Bebeto de Freitas, do técnico Cuca e dos jogadores do Botafogo não me deixaram outra alternativa senão me antecipar na minha intervenção, o que estou fazendo não sem antes averiguar, um por um, os programas esportivos de rádio e tv, as matérias, os blogs dedicados ao assunto.

Creio que tenho formada a minha opinião, e ainda que alguns possam reputá-la à minha paixão pelo Flamengo, ainda assim sinto que ela foi tomada depois do calor dos acontecimentos. Ei-la, na forma de 3 perguntas e respostas simples:

1 - O Botafogo foi prejudicado pela arbitragem?

R.: Numa enquete pessoal que fiz, analisando e computando informalmente as opiniões dos especialistas que se manifestaram através da imprensa, pude perceber que a grande maioria refuta veementemente esta tese. E a explicação é simples: o juiz acertou no lance capital (o pênalti) e no lance que deu a vantagem numérica ao time do Flamengo (a expulsão do Lúcio Flávio), e não prejudicou o Botafogo no lance de equívoco manifesto (a expulsão do Zé Carlos), na medida que seria o goleiro Castilho quem deveria ter tomado o cartão vermelho ou, o que seria mais recomendado, a aplicãção do cartão amarelo para os jogadores envolvidos, já que agressão não houve de lado a lado.
Ou seja: o juiz definitivamente não influiu no resultado do jogo, para a maioria da impresa esportiva.
Na minha opinião, e aliado ao que já está dito acima, entendo que o juiz prejudicou a ambas as equipes e ao jogo com erros grosseiros que cometeu, e a entrada do jogador Ferrero, do Botafogo, em Cristiam é somente um dos muitos exemplos de que o juiz era medíocre e que as queixas do Botafogo de que os erros só se deram para um dos lados não procedem.

2 - As reações dos dirigentes do Botafogo, do técnico e dos jogadores foram justas?

R.: Não. O Botafogo passa por problemas psicológicos. Mania de perseguição é o mínimo que pode ser classificada a conduta de todo o time após perder o jogo no campo e na bola. E é óbvio que isto tem sido incitado de cima para baixo. Se foi a diretoria ou a comissão técnica os responsáveis, isto não dá para saber. O certo é que esta força misteriosa contaminou os jogadores, e o destempero dos mesmos quando o jogo ainda rolava e estava empatado (vide Túlio chorando e pedindo para sair no meio da partida) é o sintoma típico do mal que aflige o time, que sofre também de baixa auto estima, ao contrário do Flamengo, cuja torcida e time se superam em decisões como a do último domingo, o que é a marca de quem tem uma autoconfiança em dia.

3 - O título está em boas mãos?

R.: Fácil de responder, já que conto com o aval do Cuca. Quando perguntado sobre o assunto, o técnico do Botafogo foi categórico: o elenco do Flamengo era melhor, tinha mais peças de reposição e não sofria com desfalques. Portanto, era o favorito para ganhar o turno do campeonato. Foi o que aconteceu e agora é tarde para contemporizar e colocar e culpa em fatores externos. Flamengo Campeão, Botafogo Vice de novo.
Sendo assim, não há que se falar em injustiça. A taça está em boas mãos, na casa do melhor time do Rio de Janeiro.

5 comentários:

berna beat disse...

saudades do vasco.
o vasco sim sabia ser vice.

Lilaise disse...

Hahahahaha tem o segundo turno ainda.

Na real, eu concordo que o árbitro está muito mais pra ruim do que pra ladrão. E o botafoguense é chorão por natureza. Acho que se eles perdenm campeonato de par ou ímpar, dão um jeito de dizer que houve roubo.

Felipe disse...

Devo admitir que o texto está racionalmente impecável. O Juca Kfouri falou no programa de rádio ontem: "Ora, se o Bebeto de Freitas renunciou por esse lance, o que deveria ter feito o presidente do Internacional depois do jogo contra o Corinthians em 2005? No mínimo, deveria ter se suicidado".

Flamenguista é chato, mas esse choro de botafoguense é risível. É tipo criança conformada que não sabe nem admitir a incompetência e, infelizmente, devo reconhecer, a imensa superioridade adversária.

Sem mais,

VascoIJ0neZ! disse...

Concordo em tudo menos em um detalhe. O Vasco é Vice de novo.O Botafogo é Quase de novo.

E o Flamengo é o melhor mesmo no momento. Tá com mais cara de campeão e tem mais peças de reposição, mas tanto o Vasco quanto o Botafogo fizeram jogo duro. Há esperança.

Em relação ao chororô. Porque não pegaram a bola e foram pra cima do flamengo?Porque é mais fácil posar de coitadinho.Pelo menos sabemos ser vice.Será que o flamengo sabe?

Quito Rossi disse...

Concordo com o post, mas só discordo do final: o Flamengo não é o melhor time do Rio. Ganhar a Taça Guanabara não é suficiente pra dizer isso. Muita água ainda vai rolar até podermos afirmar quem é o melhor.