domingo, 21 de junho de 2009

Episodio de hoje: men at work

Atrasada no seu cronograma de obras, a tatica da Safa (a CBF daqui) para nao levar um puxao de orelhas da Fifa foi organizar esta Confederations Cup nos estadios que ja estavam prontos e precisavam apenas de reformas. Por isso entrou o Loftus, onde o brasil enfrenta a Italia hoje (logo mais, apos capitulo inedito de Vale a Pena Ver de Novo), Bloemfontein (palco da vitoria ante o egipto), Rustenburg e Ellis Park (palco da final). Estadios prontissimos. Ta, pronto. Estadios prontos.

Os demais, que todo mundo ta aguardando, estao em fase final (pelo menos, aparentemente). Contemplado com gentil convite de um amigo jornalista, tive a oportunidade de ir a Nelspruit, cidade 400 ao norte de Joburg/Pretoria para conhecer o novo estadio especial para a World Cup.
Unica praca esportiva desenhada e projetada apenas por sulafricanos (as demais tiveram participacao de chineses, americanos, alemaes...), o estadio de Nelspruit faz alusao aa sua posicao geografica.


Nelspruit eh uma especie de Cuiaba de south africa. Fica coladinha no Kruger Park (que eh mais bem conservado que o Pantanal, diga-se), onde se faz safari. Entao, suas hastes tem formato de girafas (sao 18 girafas que sustentam o 'telhado'), nao havera portoes numerados, mas com nomes dos big five animals que rondam pela regiao: girafa, leopardo, elefante, rinoceronte e leao. Mas como o estadio tem apenas quatro lados, o leao foi alijado da homenagem.






As cadeiras estao sendo colocadas e serao nas cores branca e preta para lembrar a zebra, que tambem eh uma figurinha carimbada de Nelspruit.

Aproximadamente 1,5 mil homens trabalham no estadio, que tem previsao de abertura para setembro. Sua capacidade sera para 45 mil pessoas. A prefeitura local garantiu que cada um dos trabalhadores tera direito a pelo menos um ingresso para ver a Copa no local onde tirou seu sustento.

Agora vem a melhor parte: o estadio, cujo nome eu nao pesquisei, sorry, sera sede de ...QUATRO jogos da copa. Sim, o equivalente a 150 milhoes de reais gastos para quatro jogos. Depois disso, sera a sede do Black Aces, modesto time de futebol da cidade, que acaba de subir para a primeira divisao sudafricana.
Ao flagrar minha conversa com um operario, sobre o estadio, um peao de obra ficou indignado quando descobriu que 1,5 mil pessoas estavam na labuta e o palco da copa ainda nao estava pronto. Em xhosa ou qualquer outra lingua que estrala os dentes, ele disse: ' Com 1,5 mil operarios, esse estadio ja era para ta pronto desde o ano passado'. Com a inocencia de um surafricano prestativo, o proprio cara que me passava as informacoes oficiais sobre O Girafao traduziu a indignacao do pedreiro, meio que constrangido.

Momento Vanucci:

Quem nao se lembra do alerta de Vanucci logo apos o tetracampeonato mundial da Italia, tres anos atras?

" Eh preciso mudar. Mudar...reformular. Mudar tudo e...mudar de vez! Ou mudamos tudo, ou viraremos COMIDA DE LEOES".

Pois bem, se a selecao brasileira nao se cuida, olha o que ela realmente pode virar nas saavaaannahs africaaners...

Bufalos. Eles so andam em bando (o coletivo para bufalos eh o que? Ilha de marajo?) Os leoes sabem que 'eles sao perigosos' e atacam a boca do animal, para evitar um revide. Mas quando um eh abatido, vira um banquete, tambem para hienas e outros felinos...No futebol, seria alguma coisa como a selecao do Mexico ou da Suecia, que sempre dao trabalho, mas nao aguentam o tranco por muito tempo.









Antilopes (ou homossexuais ou v*adinhos): agilidade e impulsao nao sao suficientes para fugir do leao. Numa copa do Mundo, estao mais para Costa Rica, Emirados Arabes, Estados Unidos...













Zebra: ora, a zebra. Quem nao conhece a zebra? Parece um burrinho listrado. Esteve personificada nas ultimas copas do mundo nas selecoes de Turquia, Bulgaria, Coreia do Sul, Croacia... Por ser antidunga convicto, acho que o brasil eh uma zebra. Vai virar comida de leao!










Kuddu: tipicamente sulafricano. Abunda nas savanahs da regiao. Pode pular ate tres metros de altura. Tem todo jeitao de Bafana Bafana. Alguem ja provou um kuddu sulafricano?

Thank you, but no, thank you.









OBS: peco licenca ao presidente, porque na manha de segunda feira embarco para mozambique e talvez nao tenha tempo e espaco para fazer o relato do jogo de logo mais (apos capitulo inedito...). Agradeco pela atencao, prometo retornar em breve.
atenciosamente, db

Nenhum comentário: